Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Jovem lendo à luz da vela de Matthias Stom
Jovem lendo à luz da vela de Matthias Stom

[Parte 1, 2, 3, 4]

Voltemos ao nosso assunto, e consideremos os felizes efeitos que produz em nós a leitura dos bons livros.

Primeiramente, se a leitura dos maus livros, como dissemos, nos enche de sentimentos mundanos e perniciosos, a dos bons livros, ao contrário, nos sugere bons pensamentos e santos desejos.

Quando uma religiosa passa parte considerável do dia a ler livros curiosos e profanos, que lhe abarrotam o espírito com uma multidão de ideias mundanas e afetos terrenos, como pode recolher-se, ocupar-se de pensamentos piedosos, conservar-se na presença de Deus e produzir frequentes atos de virtudes?

O moinho mói o grão que recebe.

Se recebe mau grão, como poderá dar boa farinha?

Luz; Auguste lendo para sua filha, de Mary Cassatt
Auguste lendo para sua filha, de Mary Cassatt

Depois de ter empregado um bom espaço de tempo em ler algum livro curioso, vá uma religiosa à oração, à comunhão;

Em vez de pensar em Deus e de fazer atos de amor e de confiança, estará toda distraída;

Por que a lembrança de todas as vaidades que leu, se apresentará ao seu espírito.

Ao contrário, aquela que nutre seu espírito com coisas edificantes, tais como as máximas espirituais e os exemplos dos santos, não só no tempo da oração, mas ainda fora dela, será sempre acompanhada de santos pensamentos e se conservará quase sempre unida a Deus.

S. Bernardo nos faz compreender bem esta verdade, por uma outra comparação, ao explicar as palavras do divino Mestre: Procurai e achareis.

Procurai pela leitura dos livros de piedade, diz ele, e achareis na meditação, o que houverdes buscado;

Porque a leitura nos põe na boca a nutrição espiritual, que digerimos depois na meditação.

Em segundo lugar, a alma que se nutre de santos pensamentos na leitura, tem mais força para repelir as tentações interiores.

Eis o conselho que dava S. Jerônimo à Salvina, sua discípula:

Procura ter sempre à mão algum bom livro, afim de que te sirva de escudo para te defender dos maus pensamentos.

Em terceiro lugar, a leitura espiritual nos ajuda a descobrir as máculas de nossa alma e a fazê-las desaparecer.

O mesmo S. Jerônimo em sua carta a Demetriades, lhe recomenda o uso da leitura espiritual como de um espelho.

Queria dizer que, assim como o espelho nos mostra as manchas que temos no rosto, assim os bons livros nos fazem conhecer as faltas que mancham a nossa consciência.

Rosa und Bertha Gugger, de Albert Anker
Rosa und Bertha Gugger, de Albert Anker

Falando da leitura espiritual, S. Gregório diz:

Nela podemos contar nossas perdas e nossos adiantamentos de espírito: nela observamos o atraso ou proveito que temos adquirido no caminho de Deus.

Em quarto lugar, na leitura dos livros santos, recebem-se muitas luzes e inspirações divinas.

Dizia S. Jerônimo que na oração nos falamos a Deus, mas na leitura é Deus que nos fala.

O mesmo dizia Sto. Ambrósio:

Quando oramos, Deus escuta as nossas preces; mas quando lemos, escutamos a voz de Deus.

Como já vos disse, não podemos ter sempre, perto de nós, nosso padre espiritual, nem ouvir os santos pregadores que nos dirigem e nos comunicam as luzes necessárias para caminhar bem no caminho do Senhor: Os bons livros suprem suas instruções.

Sto. Agostinho diz que eles são outras tantas cartas que o Senhor em sua bondade nos envia, para nos advertir dos perigos que corremos, nos ensinar os caminhos da salvação, nos animar a sofrer as adversidades, nos esclarecer e inflamar de seu divino amor.

Quem, pois deseja salvar-se e adquirir o amor divino, deve ter frequentemente estas cartas do paraíso.

[Continua…]

Fonte: A verdadeira esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo de Santo Afonso

PS: Mesmo sendo um livro primariamente para religiosas, os avisos contidos nele servem para todas as almas que buscam a perfeição, independente do estado de vida.

***

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, Salve Maria! Como Podemos lhe ajudar?