Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Regina caeli (em português “Rainha do Céu”) é um hino dedicado a Nossa Senhora que se reza às 6h00, 12h00 e às 18h00, durante o Tempo Pascal.

Ele substitui a oração do Angelus, feita nos outros dias do ano, nos mesmos horários.

Não se conhece autor humano. Ele teria sido composto pelos anjos segundo atesta imemorial tradição.

A Peste que assolou Roma

Era o ano 590, em Roma. Já devastada por um transbordamento do rio Tibre, que havia alagado a cidade reduzindo-a à fome, irrompeu uma terrível peste.

Para aplacar a cólera divina, o Papa S. Gregório Magno ordenou uma litania septiforme.

Isto é, uma procissão geral do clero e da população romana, formada por sete cortejos que confluíram para a Basílica Vaticana.

Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a um tal furor, que no breve espaço de uma hora oitenta pessoas caíram mortas ao chão.

Mas S. Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar, e que diante do cortejo fosse levado o quadro da Virgem que chora, da igreja de Ara Coeli, pintado pelo evangelista São Lucas.

Fato maravilhoso: à medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa à sua passagem, e os miasmas da peste se dissolviam.

Junto da ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouvi-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem: “Regina Caeli, laetare, Alleluia!”, ao qual S. Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Assim nasceu o Regina Caeli.

Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro. São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o alto do castelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do cessamento do castigo.

Como recordação, o castelo ficou conhecido com o nome de Sant’Angelo. Em sua mais alta torre foi posta a célebre imagem de São Miguel, o anjo exterminador.

Fonte: Lepanto

***

5 respostas

  1. Louvado seja o Santo nome de Jesus,que fez e faz de tudo,se utiliza de vários meios e situações para nos salvar…Nos ver bem!Gratidão eterna Senhor!!🌹❤🌹❤.
    Obrigada por Vossa intercessão amado Padre Pio.❤🌹🙏🙏🙏

  2. Eu quero agradecer, entrou alguém em meu lar,mas não fez mal a minha família. Tenho a imagem de Padre Pio e a estampa dele desde que descobri esse Santo Capuchinho Padre Pio. Quem entrou podia ter ido além,minhas filhas meu esposo dormiam eu não sei se eu dormia as portas estavam abertas por ser quente, ele ou eles abriram da frente e levaram objetos na entrada da casa.Grata Padre Pio e a Virgem Maria com Jesus por nós deixar em paz.Amêm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.