Conhece a Medalha Milagrosa? Vem ver

Hoje é dia 27 de novembro, e a Igreja Católica comemora a aparição de Nossa Senhora das Graças a uma então noviça da Congregação das Filhas da Caridade. A Mãe de Deus queria relembrar alguns deveres aos homens, por meio da Medalha Milagrosa.

 

E também se prontificou a nos ajudar.

 

A essa ajuda a Virgem Maria simbolizou na chamada “Medalha Milagrosa”, a qual é bem conhecida até hoje. Lembrando que Nossa Senhora é o cumprimento vivo da promessa da Ressurreição feita por Jesus Cristo.

 

Ela já está no céu de corpo e alma glorificados, além de estar perfeitamente identificada com os desígnios de Dele.

 

As graças que recebemos nos vem através Dela, que faz jus ao tratamento de “Senhora” não na mesma acepção divina de seu Filho, mas por ser a peça-chave em nosso elo com Jesus Cristo, que o quis dessa forma, para nos inclinar à Sua misericórdia.

 

Nossa Senhora é uma criatura humana que foi excepcionalmente agraciada para sua nobilíssima missão de dar a condição humana a Jesus. E que foi por Ele designada a estar sempre conosco em nossas necessidades.

 

O século XIX se perdia tristemente da Cruz

 

Assim ocorreu naquele ano de 1830, na França. O século XIX foi um tempo muito duro para a cristandade, muitos acontecimentos punham em risco a vida cristã.

A chamada “Revolução Industrial”, o fortalecimento da imprensa, o crescimento assustador das cidades, a disseminação do socialismo e do ocultismo foram verdadeiros testes de fidelidade aos batizados da época.

A sociedade da época estava em risco de perder seu norte na Cruz de Nosso Redentor, e todos os aspectos da vida comum estavam abalados com muitas mudanças e novidades. Não era pequeno o número daqueles indivíduos e famílias que experimentava crise na fé.

 

Medalha Milagrosa de metal dourado
Medalha Milagrosa original, de frente e de verso

 

Já não era tão evidente o melhor modo de levar a vida. Quais os valores que não se pode perder, ante o crescimento tão notório das realizações humanas nos mais variados campos da vida? A quem recorrer tendo em vista as novas exigências de trabalho, da organização da vida, da saída do campo para a cidade?

As fraquezas, os vícios e os pecados continuavam fazendo parte da vida de todos… Porém, os corações e mentes tinham esfriado para Jesus, e os meios que Ele colocou ao nosso alcance para continuarmos parte da vida que Nosso Redentor nos doou na Cruz, estavam sendo esquecidos. Mesmo o clero enfrentava grandes problemas há dois séculos.

Foi nesse contexto que a Virgem apareceu à irmã Catarina Labouré, uma jovem muito fervorosa e obediente que já vinha passando por obstáculos para viver sua vocação. Nossa Senhora escolheu Catarina porque ela entendia como servir a Deus, esquecendo-se para que Ele apareça com mais fulgor.

 

Lembretes que Nossa Senhora fez

 

A Virgem apareceu à freira pela 1a vez numa noite de julho e apareceu pela última vez em dezembro. Disse à noviça que aqueles tempos eram maus e que o mundo logo ficaria submerso na tristeza, se não recorressem à ela com amor e confiança.

A linda e grave Senhora que apareceu do Céu para Catarina se referiu a alguns problemas políticos e sociais que aconteceriam na França. Mas, acrescentou,  é preciso que os filhos de Deus se aproximem dos altares, e peçam as graças para lhe serem concedidas.

Muito agrada à Nossa Senhora que a clamem por ela e lhe peçam tudo o que precisam. Ela quer ser generosa para com todos, grandes ou pequenos.

 

A árvore é julgada pelos frutos que dá

Na noite de 27 de novembro, Nossa Senhora mostrou à Catarina Labouré o feitio da medalha que esperava que cunhassem e distribuíssem ao maior número de pessoas. Após alguma relutância do padre confessor de Catarina, ele acabou aceitando e levou o caso ao Arcebispo de Paris.

 

"<yoastmark

 

Ambos tinham muita devoção a Nossa Senhora e várias medalhas foram distribuídas. Logo após, uma epidemia de cólera se alastrou pela capital e fez muitas vítimas. Os contaminados que receberam a medalha foram curados imediatamente.

Difundiu-se também a jaculatória “Oh, Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorrermos a vós”. Ela é muito usada na conclusão da récita do Santo Terço.

Não apenas curas, mas conversões foram operadas através da Medalha Milagrosa. Dentre outros, o mais famoso deles foi o caso de um judeu chamado Daniel Ratisbonne. Após muitas recusas, aceitou a graça e acabou por ingressar no sacerdócio.

As Medalhas Milagrosas já foram distribuídas aos milhões de milhões, na França e em outros países.

Isso mostra o quão impressionante é a solicitude de Nossa Senhora para com os sofredores de todos os tipos. Ela faz a vontade de Deus não só para com os corpos; olha também as almas de quantos estão aflitos e atacados pelos mais variados males.

Use com confiança a Medalha Milagrosa! Ela nos inclina a agradecer a Deus e a pedir a Ele pelos nossos negócios. Porém, em especial, peçamos pelo negócio de nossa salvação eterna, o amor firme para com Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Sem esquecer a castidade

É muito salutar, em se tratando da Virgem Maria, usar com confiança a medalha também quanto ao resguardo da castidade.

É preciso reconhecer que os usos e costumes deste tempo nunca estiveram tão apodrecidos. Nossa Senhora têm uma especial atenção para com a pureza de quem pede o que quer que seja a ela. Sem pureza, não se chega ao amor e nem ao perdão a que nos chama Jesus todos os dias.

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter

4 Comentarios

    • Boa tarde, Da. Claudia.
      Tudo bem?

      Agradecemos muito o seu contato, pois receber um irmão ou uma irmã na Fé e na Devoção ao Padre Pio é sempre uma alegria especial.

      Por gentileza, nos envie seu nome completo e o e-mail cadastrado na inscrição Filhos Protegidos do Padre Pio para o endereço eletrônico contato@reginafidei.com.br Assim, poderemos verificar o ocorrido e providenciar o quanto antes o envio da estampa, já benta, do Padre Pio.

      Ressaltamos que o prazo médio dos Correios para a entrega da estampa é de até 20 dias úteis.

      Que São Pio de Pietrelcina abençoe muito você e toda sua família.

      Em Jesus, Maria, José e Pio,
      Associação Regina Fidei

    • Bom dia, Sr. José Roberto de Lima.
      Tudo bem?

      Agradecemos o seu contato e ficamos muito felizes pelo senhor. Certamente Santo Padre Pio concederá muitas graças em sua vida.

      Desejamos uma ótima semana para você também.

      Que São Pio de Pietrelcina o abençoe muito e toda sua família.

      Em Jesus, Maria, José e Pio,
      Associação Regina Fidei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


<< Post Anterior:

Próximo Post: >>