Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

3 Poderosos Ensinamentos do Padre Pio para colocar em Prática ainda hoje

 

A sabedoria do Padre Pio atraia muitas pessoas a San Giovanni Rotondo

Equipe de Redação da Associação Regina Fidei

Não há dúvida: São Pio de Pietrelcina foi uma figura extraordinária. Além das muitas maravilhas operadas, o que atraía muitas pessoas a San Giovanni Rotondo eram seus conselhos simples, práticos, úteis a todos.

Do maravilhoso arsenal de palavras de sabedoria e conselhos que ele deixou, selecionamos 3 que são tão importantes hoje como eram quando ele as disse, há mais de cinco décadas.

São conselhos que, se levados a sério e colocados em prática, nos ajudarão a enxergar os problemas do mundoa realidade com muito mais confiança e de uma forma mais leve.

Vamos a eles:

1. “Aprenda a reconhecer e adorar a vontade de Deus em tudo.”

Este primeiro conselho de Padre Pio é muito simples. Precisamos ter sempre isso em mente: tudo que nos acontece é a vontade de Deus, porque nada há neste mundo que Deus Nosso Senhor não queira ou permita.

E se Deus é o nosso Senhor e se O amamos, precisamos ser-lhe grato por tudo que Ele nos pede, nos concede e permite em nossa vida.

Isso porque, quem detém o controle das nossas vidas é o Criador. Nada está fora do que a Divina Providência quer ou permite.

Padre Pio, rogai por nós

Portanto, em todos momentos de nossa vida, mesmo nas tentações e tribulações, devemos sempre repetir as palavras da oração que Nosso Senhor Jesus ensinou: “Seja feita a Vossa vontade aqui assim na Terra como no céu.” (Mt 6,10)

2. “Dirija tudo a Deus, viva e se mova n’Ele.”

O segundo conselho de Padre Pio é reflexo de um ensinamento de São Paulo aos Romanos:

Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual.” (Rm 12,1)

Assim, tudo, exatamente tudo que você fizer durante o dia, deve ser feito para Deus e na companhia de Deus. Se você está indo para o trabalho, peça a Deus que Ele esteja contigo.

Se você está cuidando de algum problema familiar, convide Deus para ajudá-lo a resolver. Fazendo o almoço, chame o Senhor para estar contigo entre o fogão e as panelas. Cada coisa, cada ação, faça-a na companhia de Deus Nosso Senhor.

Em cada tarefa que se vai fazer, elevar uma prece como, por exemplo, quando se vai lavar o rosto pela manhã: “Lavai-me, Senhor, das minhas iniquidades!”; ou ao varrer a casa: “Varrei, Senhor, para fora do meu coração tudo aquilo que me afasta de Vós”.

Afinal, tudo o que fazemos devemos fazê-lo por Cristo, com Cristo e em Cristo.

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós

3. “Tu deves perdoar a todos com caridade cristã, lembrando o exemplo do Redentor, que perdoou aqueles que o crucificaram.”

Este terceiro conselho do Padre Pio é duro para muitos. Nem sempre estamos prontos para o perdão, nem abertos a ele. Entretanto, ele é uma atitude fundamental para o cristão.

Jesus falou dela por diversas vezes, e inclusive em algumas parábolas, além de ter deixado na oração do Pai Nosso essa prece essa prece que tem duas formas:

Perdoai as nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores” (Mt 6, 12)

Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” (Lc 11,4)

Quando somos ofendidos, a mágoa e o nosso orgulho ferido nos impedem de abrirmo-nos ao perdão. Mas não deveríamos agir assim.

Cristo, mesmo maltratado injustamente, perdoou os seus algozes. Deus Nosso Senhor, mesmo sendo ofendido por nós quase diariamente, nos oferece seu generoso perdão sempre que nos arrependemos.

Também o Santo Padre Pio perdoou seus detratores e todos aqueles que o prejudicaram, consciente dessa necessidade.

O exemplo de Cristo e do Padre Pio devem ser um convite a sempre perdoarmos quem nos feriu, magoou ou ofendeu, lembrando que o generoso perdão de Deus virá se, da nossa parte, perdoarmos aqueles que nos ofenderam, como pedimos no Pai Nosso.

****

3 respostas

  1. Ó Santo Padre Pio de Pietrelcina, dai-me sempre um coração disposto a perdoar a quem me ofende, mas acima de tudo dai-me um coração capaz de pedir perdão a quem eu ofender mesmo que seja involuntariamente . Acalmai o meu espírito nas tribulações e me ajude a nunca ofender a Santíssima Trindade e à Santíssima Virgem Maria Mãe de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo e nossa Mãe Celeste. Santo Padre Pio de Pietrelcina rogai por nós. Salve Maria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, Salve Maria! Como Podemos lhe ajudar?