Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Padre Pio escrevendo carta aos seus Filhos Espirituais
Padre Pio escrevendo carta aos seus Filhos Espirituais

Padre Pio fez um grande apostolado como extensão das confissões, que era uma “direção espiritual” por correspondência.

Quantas lições preciosas não conseguimos receber de seus ensinamentos.

Logo abaixo?, segue uma carta a Annita Rodote, falando sobre como se portar na Santa Missa. É belíssimo.

***

Pietrelcina, 25 de Julho de 1915

Amada filha de Jesus,

Que Jesus e sua Mãe sempre sorriam em seu coração, obtendo para ele, de seu Santíssimo Filho, todos os carismas celestiais!

Estou te escrevendo por duas razões- para responder mais algumas perguntas de sua última carta e desejar-te um feliz onomástico no dulcíssimo Jesus, cheio das graças celestiais mais especiais. Oh, se Jesus atendesse minhas orações por você, ou melhor ainda, se apenas minhas orações fossem dignas de serem atendidas por Jesus! Porém, eu as aumento 100 vezes mais pela sua consolação e salvação, implorando ao Senhor que as atenda, não por mim, mas através do Coração de Sua bondade paternal e infinita Misericórdia.

Para evitar irreverências e imperfeições na Casa de Deus, na Igreja – que o Divino Mestre chama de Casa de Oração – Eu te exorto no Senhor a praticar o seguinte:

Entre na igreja em silêncio e com grande respeito, considerando-se indigno de aparecer diante da Majestade do Senhor. Entre outras santas considerações, lembra que nossa alma é o templo de Deus e, por isso, temos que mantê-la pura e imaculada perante Deus e seus anjos. Envergonhemo-nos de ter dado acesso ao demônio e seus embustes muitas vezes (com suas seduções mundanas, pompas e os reclamos da carne) por não termos mantido nossos corações puros e nossos corpos castos; por ter permitido nossos inimigos insinuarem-se em nossos corações, dessa forma profanando o templo de Deus que nos tornamos pelo santo Batismo.

Então tome a água benta e faça o sinal da cruz cuidadosamente e devagar.

Assim que estiver diante de Deus no Santíssimo Sacramento. Confie todas as suas necessidades junto com as que te confiaram. Fale com Ele como um abandono filial, dê carta branca ao seu coração e dê a Deus liberdade plena para trabalhar em ti como Ele achar melhor.

Quando assistir à Santa Missa e às sagradas funções, tenha postura ao se levantar, ao se ajoelhar e ao ficar de pé, e acompanhe cada ato religioso com a maior das devoções. Seja modesta em seus olhares, não vire a cabeça para ver quem entra e quem sai. Não ria, falta de respeito por este lugar santo e também falta de respeito por aqueles que estão à sua volta. Tente não falar com ninguém, exceto se a caridade ou a estrita necessidade requerer isso.

Se você reza com outros, diga as palavras da oração distintamente, observe bem as pausas e nunca corra.

Resumindo, comporte-se de tal modo que todos os presentes sejam edificados e, através de você, sejam incitados a glorificar e a amar o Pai celestial.

Ao deixar a igreja, você deve estar recolhida e calma. Primeiramente,
despeça-se de Jesus no Santíssimo Sacramento, peça Seu perdão pelas suas falhas cometidas em sua divina presença e não O deixe sem pedir e ter recebido sua bênção paternal.

Uma vez que está fora da igreja, seja como todo seguidor do Nazareno deveria ser. Acima de tudo, seja extremamente modesta em todas as coisas, pois esta é a virtude que mais do que qualquer outra mostra os afetos do coração. Nada representa mais fielmente ou claramente um objeto do que um espelho. Do mesmo modo, nada representa mais largamente as boas ou más qualidades de uma alma do que uma maior ou menor regulação do exterior, como quando se aparece mais ou menos modesto. Você deve ser modesta na fala, modesta no riso, modesta no seu porte, modesta no andar. Tudo isso precisa ser praticado, não por vaidade para mostrar-se a si mesmo, nem por hipocrisia para parecer ser bom ao olhos dos outros, pelo contrário, pela virtude interna da modéstia, que regula os trabalhos externos do corpo.

Por isso, seja humilde de coração, circunspecta nas palavras prudente em suas resoluções. Seja sempre concisa na sua fala, assídua na boa leitura, atenta no seu trabalho, modesta na sua conversa. Não seja incômoda a ninguém, mas benevolente com todos e respeitosa com os mais velhos. Que qualquer olhar sinistro afaste-se de ti, que nenhuma palavra atrevida escape de seus lábios, que nunca aja com imodéstia ou de modo desregrado ou um tom petulante de voz.

Resumindo, deixe seu completo exterior ser uma imagem vívida da compostura de sua alma.

Sempre mantenha a modéstia do Divino Mestre ante seus olhos, como, por exemplo, este Mestre que, de acordo com as palavras do Apóstolo aos Coríntios, colocando a modéstia de Jesus Cristo no mesmo nível do que a mansidão, que foi sua virtude particular e quase sua característica “Eu, Paulo, vos exorto pela mansidão e bondade de Cristo,” (II Cor 10,1) e de acordo com modelo tão perfeito, reforme todas as suas operações externas, que deverão ser reflexos fiéis revelando as afeições do seu interior.

Nunca se esqueça deste divino modelo, Annita. Tente ver uma certa majestade amável em Sua presença, uma certa autoridade agradável em Seu modo de falar, uma dignidade agradável em Seu caminhar, Sua contemplação, fala, conversa; uma certa serenidade doce na face. Imagine aquela expressão completamente doce e composta com a qual Ele arrastou multidões, fez-los sair das cidades e castelos, levando-os para as montanhas, florestas, para a solidão e praias desertas do mar, totalmente esquecidos de comida, água e de suas obrigações domésticas.

Por isso, tentemos imitá-Lo, o tanto quanto nós possamos, tamanha ações dignificantes e modestas. E façamos o nosso máximo para se assimilar a Ele, até onde consigamos, neste terra, para que possamos ser mais perfeitos e similares a Ele por toda a eternidade na Jerusalém celeste.

Termino por aqui, pois não consigo prosseguir, recomendando que você nunca esqueça de mim diante de Jesus, especialmente durante estes dias de extrema aflição para mim. Eu espero a mesma caridade da excelente Francesca a quem você terá a gentileza de dar, em meu nome, seguranças de meu extremo interesse em vê-la sempre crescer mais no divino amor. Espero que ela me faça a caridade de fazer uma novena de comunhões pelas minhas intenções.

Não se preocupe se não puder responder minha carta por agora. Eu sei de tudo, então não se preocupe.

Eu me despeço de você no santo ósculo do Senhor.

Sempre seu servo,
Frei Pio, Capuchinho

***

10 respostas

  1. BOM DIA, SOU UM FILHO PROTEGIDO DO SANTO PE PIO ANTES MESMO DO CANAL TER 100.000 INSCRITOS E AINDA NÃO ME MANDARAM MINHA ESTAMPA DO SANTO PADRE PIO, GOSTARIA MUITO DE RECEBER OU ATÉ MESMO COMPRAR OUTRAS PARA PRESENTEAR ALGUÉM. DEUS ABENÇOE À TODOS DA ASSOCIAÇÃO REGINA FIDEI, ESPERO NÃO ESTÁ SENDO INCOVENIENTE COM O MEU PEDIDO. SEM MAIS

    MANOEL DE OLIVEIRA NETO

    1. Prezado Sr. Manoel
      O prazo de entrega dos correios é de 20 dias úteis, caso tenha passado desse prazo peço por gentileza que o senhor entre em contato conosco pelo 0800 006 1223 é gratuito.
      Que Padre Pio lhe abençoe?

  2. coloco meu nome maria aparecida e por essas pessoas da minha familia : janderson, tifany , tiago , joana vitoria e emannuelly rodrigues trindade jeus sabe tudo eu confio nele e na interceçao do santo padre pio amem.

    1. Prezada Dna. Vera,
      O prazo de entrega dos correios de 20 dias úteis, caso tenha passado desse prazo peço por gentileza que entre em contato conosco pelo 0800 006 1223 é gratuito.
      Nos fazemos o possível para entregar o mais rápido em sua residência.
      Que Padre Pio lhe abençoe?

  3. Santo Padre Pio, rogai por mim e por toda a minha família. Interceda pelo meu marido, para que se torne um crente fervoroso e por mim, para que Deus me conceda um coração puro. Abençoe e proteja-nos, em especial o André e a Helena, os nossos filhinhos. Amén.

    1. Prezada Dna. Carmen,
      Peço por gentileza que a senhora ligue no 0800 006 1223 é gratuito de seg á sexta das 8:00 as 18:00 (exceto feriados).
      Que os nossos voluntários vão te dar todo suporte necessário.
      Que Padre Pio lhe abençoe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.