Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Como fazer o sinal da cruz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, amém?
Como fazer o sinal da cruz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, amém?

SINAL DA CRUZ: Conheça a história e a forma correta de fazê-lo

.Os primeiros registros da prática do sinal da cruz estão no escrito De corona militis de Tertuliano. O texto diz:

 

“Em cada caminhada e movimento, em cada entrada e saída, no vestir, no calçar, no banho, no estar à mesa, no acender as luzes, no deitar, no sentar, no lidar com qualquer ocupação, marcamos a testa com o sinal da cruz” (3,4. PL 2, 80A).

.Tertuliano apresenta algo que já era costume na Igreja, por volta do início do século III.

.No Livro de Ezequiel (Ez 9,4), o profeta tem uma visão de Deus falando ao anjo:“passa no meio da cidade, no meio de Jerusalém e marca com um Tau (sinal da cruz) na testa dos homens que gemem por tantas abominações que nela praticam”. O sinal, fundamentado da Bíblia, não demorou para ser reconhecido pela Igreja como sinal da cruz de Cristo.

.= O Sinal da Cruz tomou uma característica marcadamente militante na batalha dos verdadeiros católicos contra os defensores da doutrina monofisista (hereges que diziam que em Nosso Senhor Jesus Cristo havia uma só natureza).

.Os bons católicos, para atestar a fé de que em Jesus existem duas naturezas (divina e humana), passaram a fazer o sinal da cruz com dois dedos e ampliaram o sinal, para explicitar melhor a união de Nosso Senhor com as três Pessoas da Santíssima Trindade.

.

Mãe ensinando o seu filho o Sinal da Cruz
Mãe ensinando o seu filho o Sinal da Cruz
A Simbologia do Sinal da Cruz

 

O Sinal da Cruz passou a ser feito, então, da testa ao peito; do ombro esquerdo para o direito, com os dois dedos. Passados os anos, com a intenção de simbolizar a Santíssima Trindade, os cristãos traçavam o sinal da cruz com três dedos e dois recolhidos, lembrando as duas naturezas de Cristo. A riqueza deste sinal fez com que este se estendesse por toda a Idade Média.

.Papa Inocêncio III (de 1534 a 1549) escreveu sobre o assunto e explicou como o sinal da cruz deveria ser feito pelos católicos:

“O sinal da cruz deve então ser feito com três dedos, pois ele assinala a invocação da Trindade; a respeito da qual disse o profeta: ‘quem pendurou com três dedos a massa da terra?’ (Isaías 40,12).

 

É assim que se desce do alto para baixo, e da direita se passa à esquerda, pois Cristo desceu do céu à terra e dos Judeus passou para os gentios.

 

Alguns [sacerdotes], porém, fazem o sinal da cruz da esquerda para a direita, pois devemos passar da miséria para a glória, assim como Cristo passou da morte para a vida e do inferno para o paraíso, para que eles assinalem a si mesmos e os outros uma só direção”.

 

Atualmente a legislação canônica relativa ao Sinal da Cruz está contida no Cerimonial dos Bispos. Na nota de nº 81, no número 108, a cerimônia da Santa Missa, diz: “Ao benzer-se, volta para si a palma da mão direita com todos os dedos juntos e estendidos, faz o sinal da cruz da fronte ao peito; do ombro esquerdo ao direito”.

A simbologia nesta forma de fazer o Sinal da Cruz está na representação das chagas de Cristo. “Os cinco dedos estendidos representam as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, que são o sinal da cruz. Cristo, com a sua cruz, tira toda a condenação do homem (por isso, da esquerda para a direita).”

.

.
O Sinal da Cruz antes do Evangelho
O Sinal da Cruz antes do Evangelho
Como termina o Sinal da Cruz?

.

Sobre a maneira que se deve finalizar o sinal da cruz, o correto é fazê-lo com as mãos juntas ou postas (quando se diz “Amém”).

O sinal da cruz é um sacramental. Os sacramentais são certas práticas de piedade com alguma analogia com os Sacramentos.

Os sacramentais indicam a ação invisível de Deus e da sua graça em nossas almas e podem alcançar-nos o perdão das faltas veniais e o aumento da graça santificante, de conversão e de salvação, dependendo das disposições de fé e piedade de quem os pratica. Exemplos de sacramentais: alguma oração pública, o sinal da cruz, a água benta, o pão bento, o sal bento, esmola, etc.

.Com os sacramentais não só expiamos (reparamos) a pena temporal devida às nossas faltas, mas adquirimos méritos maiores e avivamos em nós a devoção e a piedade, que nos mantêm, por intercessão de Nossa Senhora, mais unidos a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: Associação Sagrado Coração de Jesus

***

5 respostas

  1. É muito importante saber de onde surgiu a como fazer o Sinal da Cruz,
    E ensinar as pessoas, pois muitos fazem sem saber o que o sentido parecem que está tocando uma mosca, um sinal da cruz bem traçado faz a diferença. Amei a explicação, obrigada

  2. Eu tenho ensinando meus filhos e netos o valor do sinal da cruz quanta proteção…e eu vou aprendendo cada vez mais e. fico super feliz de saber como e eficaz para os nossos dias ?

  3. Bom relembrar sobre a importância do sinal da cruz,muitos não entenda esse imenso valor que e o sinal da cruz,pois lembra a presença do pai o Filho e o espírito santo traçado no nosso corpo ,além do sinal da cruz que fazemos minha mãe nós enviou este tbm. ,Que diz ,cruz do senhor deitai sobre mim que nela morreu responda por mim ,pela vossa mãe hóstia consagrada no mistério da cruz valeu me Jesus,Amém ,término estas palavras com a Ave Maria toda cheia de graça ,pra mim pro Sr só Odair e todos os escritos no canal ,e sem deixar pra traz os filhos protegidos do padre Pio,Jesus Maria e José e Pio eu confio em vós Amém

  4. Bom dia, amigos do canal. Gostei muito do artigo postado. Confesso que jamais havia sido ensinado sobre isso e agora aprendi a fazê-lo com mais correção. Que Deus lhes ilumine e abençoe sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, Salve Maria! Como Podemos lhe ajudar?