Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Coroa do Advento, símbolo Cristão aonde se acende a cada domingo uma das velas, de maneira que, quando todas estiverem acessas, o Natal está iminente

A palavra Advento vem do ​​latim adventus, que quer dizer chegada: é o tempo da vinda, da chegada, da espera que antecede o Natal.

O primeiro dia do Advento é o Dia Zero, ponto de partida do ano litúrgico, que corresponde ao Primeiro Domingo do Advento.

Esta vinda de Cristo tem um duplo sentido para a Igreja: é o nascimento do Messias e a lembrança da expectativa de Israel e de toda a humanidade. 

É também a expectativa do advento do Reino dos Céus para o cumprimento de todas as promessas.

O ciclo do Advento é um tempo de preparação, portanto de oração e penitência

No entanto, existe também a alegria que vem da esperança da vinda iminente de Jesus. As orações desta época do ano litúrgico pretendem reacender esta esperança em nós.

Alguns textos, especialmente os do primeiro domingo do Advento, referem-se à segunda vinda de Cristo. 

O Evangelho anuncia a proximidade do Reino de Deus, enfatizando o aspecto consolador mais do que o aspecto terrível do fim dos tempos

Esta esperança do cumprimento das promessas é dirigida não apenas a todo o povo de Deus, mas também a todas as nações que habitam a terra, e tanto os gentios como os judeus terão sua parte no reino, alguns por causa de sua fidelidade de Deus, os outros pela sua misericórdia. 

Isso é afirmado na Epístola de São Paulo aos Romanos do segundo domingo. 

Nesse mesmo dia, o Evangelho retoma o tema do cumprimento das promessas: os milagres de Cristo anunciados por Isaías. “Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os mortos ressuscitam …”

Assim, a liturgia do Advento não se limita a evocar a memória da espera da primeira vinda de Cristo, mas nos lembra também as grandes profecias que anunciam a vinda do Reino e a união da humanidade, debaixo de um só Pastor.

Fonte: Dicionário do Lar Católico

****

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, Salve Maria! Como Podemos lhe ajudar?