Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

A Santa Igreja Católica celebra o Dia de Todos os Santos no Primeiro dia de Novembro, para as almas que alcançaram a glória e felicidade eternas. Celebrar todos os santos é recordar e honrar aqueles – naturalmente também nossos entes queridos – que já veem a Deus face a face e intercedem no Céu por nós.

O Dia de Todos os Santos é a festa da Igreja Militante que comemora a Igreja Triunfante e é a data litúrgica que mostra mais claramente a faceta da “comunhão dos santos” que se reza na oração do Credo.

 

A Igreja já reconheceu perto de 20 mil santos em toda a sua história, todavia, o bom senso nos inclina a crer que existem muitos mais no Céu. 

Entretanto, a santidade não se mede apenas pela elevação do santo à glória dos altares e a dedicação de uma Santa Missa a ele em data definida no calendário litúrgico.

Como é próprio da vida, do mistério do tempo e da contingência humana, multidões chegaram às bem-aventuranças desde a noite dos tempos.

Só que seus rostos e nomes caíram no esquecimento e não é possível citá-los um a um antes do retorno glorioso de Jesus Cristo, que então mostrará a todos aquilo que estava oculto.

O que é a “Comunhão dos Santos”?

Não é só por causa do seu exemplo que se venera a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito Santo aumente com o exercício da caridade fraterna.

Pois, assim como a comunhão entre os cristãos ainda peregrinos na terra nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do Povo de Deus.

Por isso, a “Comunhão dos Santos” é a circulação dos bens espirituais entre todos os membros da Igreja, de modo a santificar a todos os que receberam os santos sacramentos.

Os méritos dos mais heroicos na santidade são aproveitados para dar o impulso aos tíbios de modo que estes avancem nas virtudes sobrenaturais, através das orações incessantes de todos os domínios da Igreja, tanto quanto de penitências, indulgências e boas obras em geral.

___________________________________________________________

Hoje é uma bela data para você honrar São Pio de Pietrelcina, tornando-se um Filho Protegido dele. Você aceita?

 

6 respostas

  1. Recebo todas msgs do St Padre Pio, gostaria de ser uma protegida Dele. Não posso contribuir pois não uso cartão de crédito. Qd vocês usarem boleto por meio de banco ou correio podem me informar. Sem dúvida terão minha colaboração!!! Admiro e rezo muito por Ele e sempre propago o Seu Santo Nome. Preciso de uma graça Dele. St Padre Pio rogai a Deus por todos nós !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, gostaria de falar com a Associação Regina Fidei?