O encontro assustou Frei Pedro. A explicação de Padre Pio trouxe um pedido de oração por uma alma do Purgatório.

Era noite no convento de San Giovanni Rotondo. Em 1945, depois das orações noturnas, Frei Pedro voltou para sua cela, o pequeno quarto onde descansava.
Ao entrar, encontrou alguém à escrivaninha.
Era um frade muito jovem, sentado com a cabeça inclinada, coberta pelo capuz, e as mãos juntas, como se estivesse meditando.
Frei Pedro não o reconheceu. Assustado, perguntou em voz alta quem era.
Antes de receber uma resposta, o jovem desapareceu.
A explicação de Padre Pio
Frei Pedro saiu à procura de Padre Pio e contou o que havia acontecido.
Segundo o relato, o santo explicou que aquele jovem era um noviço falecido que ainda cumpria sua purificação no Purgatório, naquele pequeno quarto.
Padre Pio tranquilizou o confrade, dizendo que não voltaria a vê-lo.
Em seguida, recomendou que Frei Pedro rezasse por aquela alma, pedindo a Deus que a acolhesse no Paraíso.
O jovem que Frei Pedro encontrara precisava de oração. Padre Pio o ajudou a compreender isso, dando ao confrade uma forma concreta de socorrer aquela alma.
Finados: recordar os mortos diante de Deus
No último dia 2 de novembro, a Igreja celebrou a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Nas Santas Missas e nas orações, os católicos recordaram aqueles que partiram e pediram a Deus pelas almas que ainda precisam de purificação.
As almas do Purgatório morreram na graça de Deus e têm a salvação assegurada. Sua purificação as prepara para entrar na plena alegria do Céu.
O Catecismo ensina que os vivos podem ajudá-las por meio de orações, esmolas, indulgências e obras de penitência, sobretudo pela oferta do Santo Sacrifício da Missa.
Essa caridade está ao alcance das famílias. Ao recordar um pai, uma mãe, um filho ou um amigo falecido, é possível apresentar seu nome a Deus e pedir por sua alma.
Também podem ser lembrados os falecidos por quem já ninguém reza.
Uma oração que pode continuar durante todo o ano
A recomendação de Padre Pio a Frei Pedro permanece simples: confiar aquela alma a Deus.
O Dia de Finados já passou, mas a necessidade de rezar pelas almas do Purgatório permanece. Essa obra de caridade não deve ficar restrita a uma única data: pode continuar durante todo o ano, nas orações diárias e na Santa Missa.
É com esse propósito que a Liga de Resgate das Almas do Purgatório, da Associação Regina Fidei, reúne católicos dedicados à oração pelos falecidos.
Por meio de uma contribuição regular, os participantes ajudam a manter as Santas Missas semanais em sufrágio das almas e a divulgar essa obra de misericórdia.
No Velário Virtual, podem incluir os nomes das pessoas que desejam confiar às orações da Liga.
FAÇA PARTE DA LIGA DE RESGATE DAS ALMAS DO PURGATÓRIO
Fontes:
Padre Alessio Maria Parente, Padre Pio e le anime del Purgatorio, p. 169, conforme reprodução em “Svuotiamo il Purgatorio!”: episódio de Frei Pedro e do noviço falecido.
Catecismo da Igreja Católica, §§ 1030–1032: purificação final e sufrágios pelos falecidos.
Associação Regina Fidei, apresentação da Liga de Resgate das Almas do Purgatório: finalidade do apostolado e oração pelos falecidos.





