Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Último retrato de Santa Teresinha
Último retrato de Santa Teresinha

A vida de Santa Teresinha (1873-1897) e do Padre Pio (1887-1968), como a de todos os outros santos, e, se quisermos, de cada um de nós e de cada homem, é uma história de amor entre Deus e a alma, entre o Pai e o Filho, no qual o Senhor se manifesta através de sua misericórdia, sua ternura, sua compaixão e sua caridade infinita.

Estes dois santos não se conheceram pessoalmente: de fato, Padre Pio tinha apenas 10 anos quando Santa Teresinha morreu.

Mas, Padre Agostino de San Marco in Lamis, o diretor espiritual do Padre Pio, e professor de teologia, o conduz a devoção a Santa Teresinha, e o convida a ler “História de uma alma”.

Padre Pio se tornou profundamente apaixonado pela espiritualidade de então carmelita recém falecida. Adotando sua linguagem mística e espiritual. 

Estes dois santos viveram fenômenos místicos similares, como a ferida de amor, o abandono ao divino amor e a Noite do Espírito (Noite Escura da Alma).

A participação do Padre Pio, por bilocação, na beatificação e na canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus é um fato conhecido.

Thomas Gregório Comacho, Arcebispo de Salto (Uruguay) declarou realmente ter visto, em 29 de abril de 1923, o frade capuchinho na Basílica de São Pedro. Toda vez que ele se aproximava dele para saudá-lo, ele desaparecia.

São Luis Orione
São Luis Orione

Depois, dois anos mais tarde, em 17 de Maio de 1925, no dia da canonização de Santa Teresa, foi D. Orione (São Luis Orione) quem testemunhou a presença do Padre Pio, sempre por bilocação. D. Orione também disse que Padre Pio desaparecia todas as vezes que ele tentava se aproximar.

Essas duas bilocações, que ocorreram durante dois importantes eventos eclesiásticos envolvendo Santa Teresinha, mostram a devoção que o Capuchinho estigmatizado nutria pela Patrona das Missões.

Em uma carta a sua filha espiritual, Raffaelina Cerase, igualmente muito devota de Teresinha, Padre Pio, pegando um conselho do Padre Agostino, diz isso sobre a Carmelita:

“Aqui, minha filha, o exemplo de uma alma totalmente desapegada de si e cheia de Deus.

Isso é precisamente o que você precisa se esforçar para ser, você também, com a ajuda de Deus.

Vejamos agora a espiritualidade que caracteriza e une a vida destes dois santos.

Espiritualidade essa que pode ser sintetizada da seguinte forma: a “pequena via” e a humildade, o amor à Eucaristia, o abandono ao amor de Deus, a “loucura da Cruz” e a experiência da misericórdia.

A "pequena via" de Santa Teresinha
A “pequena via” de Santa Teresinha
A “Pequena Via”

Embora de modos diferentes, esses dois santos, para ir ao encontro do Senhor, escolheram e viveram  a “pequena via”.

Um caminho feito de pequenos gestos cotidianos, cheios de amor, de reconhecimento, de oferecimento de seus próprios sofrimentos, de incompreensões, de humilhações, de despojamento total de si mesmo para a imitação do “esvaziamento de Deus” (Deus, na 2ª Pessoa da Santíssima Trindade aceitando a encarnação para a expiação dos pecados dos homens)

Lendo suas vidas e escritos, parece que ambos sempre desejaram uma vida escondida e serem tomados como um “pequeno nada”

Os dois tornam-se verdadeiramente “crianças”, para seguir a Jesus e procurar amor nas pequenas coisas.

Padre Pio em oração
Padre Pio em oração

Padre Pio dizia de si mesmo “sou um pobre frei que reza” 

A escolha da humildade e da “pequena via”, nos dois santos, vem da meditação do mistério da Incarnação.

Na sua autobiografia, Santa Teresinha oferece-se “ao Menino Jesus para ser seu brinquedinho”, não como esses brinquedos valiosos que as crianças apenas observam e não ousam tocar, mas sim como uma bola sem valor, que possa jogar no chão, chutar, furar, deixar de canto ou apertar contra o peito, se assim o agradar.”

Em 1912, Padre Pio, que já tinha lido “História de uma alma” e que então conhecia a experiência espiritual e mística de Santa Teresinha, escreveu uma carta em 18 de Janeiro de 1913 para o Padre Agostino, carta na qual ele revela também os ataques ao demônio 

“Ele frequentemente me diz que eu sou um brinquedo do Menino Jesus, mas o que é pior é que Ele escolheu um brinquedo sem qualquer valor. Eu apenas me arrependo que ele suje seus divinos laços. Penso que um dia, ele me lançará em um abismo para não mais brincar comigo. Eu não mereço outro destino.”

O pensamento do Padre Pio, em substância e em forma, é semelhante ao da jovem carmelita, simplesmente porque ele viveu a mesma experiência espiritual.

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo"
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”
Amor à Eucaristia

Onde a Carmelita e o Capuchinho se refugiavam para atrair a força e a coragem para viver e estar “ocultos com Deus e em Deus”? (Col 3.3).

Sempre e somente diante do Tabernáculo, da Eucaristia, o “sacramento do cotidiano”.

Foi a fonte da vida deles.

A pequena Teresa, sempre ansiosa por receber o corpo do Senhor, escreveu: 

“Ele desce do céu todos os dias, não para ficar no cibório dourado, mas para encontrar outro: o céu da nossa alma.

Este céu é infinitamente mais caro que o primeiro, porque é feito à sua imagem: é um templo vivo da adorável Trindade “(Manuscrito “A”).

Sem a Eucaristia, sem o altar e o confessionário, não se compreende o mistério do Padre Pio, que na Santa Missa revivia a Paixão de Cristo, oferecendo-se como vítima pelos pecadores.

Em 29 de março de 1911, ele escreveu ao Padre Benedetto: 

Meu coração se sente atraído por uma força superior antes de se juntar a Ele de manhã no Santíssimo Sacramento.

Estou com tanta fome e sede antes de recebê-lo que temo morrer de angústia. 

“E é precisamente porque não posso me unir a Ele que, mesmo febril, sou obrigado a me alimentar de sua carne.

E essa fome e sede, em vez de serem satisfeitas depois de recebê-lo como sacramento, crescem cada vez mais. 

“Então, quando eu já possuo esse bem supremo, embora a plenitude da doçura seja realmente grande, não basta dizer a Jesus: “Basta, eu realmente não posso mais”. 

Quase esqueço-me de ser deste mundo, a inteligência e o coração não desejam mais nada e, durante muito tempo, às vezes até involuntariamente, não me ocorre desejo de mais nada.”

"Em vossas Mãos, ó Senhor, eu entrego o meu espírito!"
“Em vossas Mãos, ó Senhor, eu entrego o meu espírito!”
Abandono ao Amor de Deus

Nas provações e sofrimentos, na noite escura do Espírito, Padre Pio, guiado por seu diretor espiritual, é impelido a imitar Teresinha em sua capacidade de se abandonar, a confiar cegamente no amor de Deus, e viver tudo na lógica do amor.

O padre Agostino encoraja o padre Pio a confiar, convidando-o a refletir sobre uma das frases que Santa Teresa pegou emprestado de São João da Cruz: 

“No fim de nossa vida, seremos julgados por amor” (Mt 25,35). 

De fato, em uma carta de 13 de outubro de 1915, Padre Agostino escreve: 

“Tente apaziguar sua angústia bebendo na fonte do amor divino; você deve apaziguá-a pela fé, confiança, humildade e submissão à vontade de Deus. 

“A venerável irmã Teresa do Menino Jesus disse: “Eu sou uma pequena alma; Eu não quero decidir, nem morrer, nem viver, mas deixo Jesus fazer o que ele quiser comigo! “.

E o padre Pio, em 17 de outubro de 1915, responde a ele da seguinte maneira: 

“Pai, quão grande é a minha desgraça! Quem vai entender isso? Sei muito bem que sou um mistério para mim mesmo, não consigo me entender. 

“Vós me escreveis que a venerável Irmã Teresa do Menino Jesus costumava dizer: “Eu não quero decidir, nem morrer, nem viver, mas deixo Jesus fazer o que ele quiser comigo!” 

“Eu bem vejo, infelizmente, que essa é a característica de todas as almas despojadas de si mesmas e cheias de Deus.

Mas como minha alma está longe de tal despojamento! 

“Não consigo conter os impulsos do meu coração; todavia, padre, procuro corresponder ao que a venerável irmã Teresa disse, pois essa deve ser a convicção de toda alma que arde de amor a Deus. 

“Devo admitir que não posso fazê-lo, logo isso significa permanecer prisioneiro de um corpo de morte.

Este é o sinal de que não tenho amor à Deus: se foi esse o caso, de fato, uma vez que um é o espírito que vivifica, também deve ser o efeito. 

“Vamos entender bem: se quem age em mim é o mesmo que age na irmã Teresa, minha alma compartilha sua convicção.

Agora, diga-me, não tenho razão para duvidar disso? Pobre de mim! Quem livrará meu coração dessa tortura?”

"Mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos" (I Cor 1, 23)

Misericórdia e a “Loucura” da Cruz

A Santa de Lisieux e o Santo de Pietrelcina entraram no mistério da Misericórdia de Deus, cada uma com a vocação e os carismas que receberam, porque contemplaram o Misericordioso, crucificado e ressuscitado, e que como Maria, permaneceram aos pés da cruz onde aprenderam a amar. 

Santa Teresinha viu na cruz a possibilidade concreta de amar pecadores que considerava filhos a serem salvos, e por eles ofereceu seu amor crucificado a Jesus na cruz.

De fato, ela escreveu que: “[…] a santidade não consiste em dizer coisas bonitas, nem pensar ou senti-las; mas consiste em querer sofrer bem

Toda a sua vida, após a descoberta do “pequeno caminho”, é iluminada pelo sol da Misericórdia de Deus. 

O amor à Misericórdia em Teresinha pode ser sintetizado em uma de suas afirmações: “A particularidade do amor deve ser reduzida.”

Ser misericordioso, portanto, significa abaixar-se, humilhar-se, derramar-se na imitação de Cristo.

A cruz e a misericórdia são características imprescindíveis na vida de Padre Pio, que, ao contrário de Santa Teresinha, além de receber o amor de Deus, também dispensava sua misericórdia e perdão, no confessionário e na direção espiritual.

O Santo estigmatizado estava ciente dessa missão de “perdoador”, para a qual ele havia sido escolhido pelo Senhor, e foi essa missão que foi ferozmente contra Satanás.

De fato, em 3 de junho de 1919, ele escreve ao padre Benedetto: 

Não tenho um minuto livre: gasto todo o meu tempo puxando os irmãos dos laços de satanás […].

A maior caridade é a de arrancar almas fisgadas por Satanás para conquistá-las para Deus. É o que faço diligentemente, noite e dia.”

Seja em Santa Teresinha ou no Santo Padre Pio, a “loucura da cruz” coincide com o dom de “se dar em holocausto” para os pecadores, e na missão de “levar almas ao Senhor.”

A Santa Doutora da Igreja e o Frei Capuchinho, modelo de vida sacramental e sacerdotal, que se consideravam frágeis e pequenos e participantes da Paixão de Cristo, ainda hoje são testemunhas da Misericórdia da Igreja. 

Do Senhor que continua a salvar o mundo e a humanidade.

Fonte: texto adaptado e extraído daqui.

***

***

3 respostas

  1. Queridos São Padre Pio e Santa Teresinha do Menino Jesus vos rogo pela conversão do meu marido Paulo e três filhos Pedro Guilherme e Gonçalo e pela Paz e união na nossa família. E pela cura e libertação do corpo e da alma, dos meus filhos Guilherme e Gonçalo. Ámen Jesus

  2. Moro fora do Brasil. Não consigo acessar ao 0800. Por favor gostaria de colocar os pedidos na Santa missa das rosas. Pela recuperação da minha saúde física e mental e pelo trabalho. Amém e obrigado Gino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, Salve Maria! Como Podemos lhe ajudar?