O sertão molhado de Araripina nos ensina: só quem conhece a sede sabe o valor de cair de joelhos.

O céu desaba em Araripina. Não é uma garoa tímida de cidade grande, mas o peso da água que lava a poeira de meses de espera.
No meio do asfalto que fumega com o choque térmico, uma mulher interrompe o passo.
Ela não abre o guarda-chuva para se proteger do “incômodo”. Ela larga o peso das sacolas e entrega o próprio corpo ao chão. De joelhos, os braços erguidos, ela se torna o monumento mais alto daquela praça, mesmo estando no nível do meio-fio.
Enquanto o homem moderno corre da chuva para não estragar o penteado ou o celular, essa sertaneja corre para o abraço do Criador.
Ela entende o que nós, intoxicados por luzes artificiais, esquecemos: a vida é um empréstimo. Cada gota que bate no chão é um “sim” de Deus à nossa existência. A imagem fere nossa vaidade porque expõe nossa maior miséria: a incapacidade de agradecer pelo que consideramos “óbvio”.
O Fim da Autossuficiência
O homem que segura a enxada ao fundo da foto sabe que seu braço é forte, mas não faz cair um pingo d’água. No Sertão, a teologia é vivida na pele que racha e no olho que busca o horizonte.
Quando a chuva chega, ela não traz apenas alívio térmico, traz a confirmação de que Nosso Senhor Jesus Cristo não esqueceu dos Seus.
Nós, entrincheirados em apartamentos, achamos que o alimento vem do supermercado e a segurança vem do seguro bancário. Criamos a ilusão de que temos o controle. O joelho dessa mulher no chão é o estilhaçar dessa mentira.
Ela se humilha diante da Igreja Matriz porque sabe que a verdadeira grandeza começa onde o orgulho termina. Se você não consegue se ver naquela cena, sua alma está mais seca que o solo de Pernambuco.
A cena de Araripina é um choque de realidade. Ela nos pergunta: quando foi a última vez que você parou tudo para dizer “obrigado”? O pecado da ingratidão é o que torna a nossa vida pesada e sem sentido. Onde falta adoração, sobra ansiedade. Onde falta o joelho no chão, sobra o fardo nas costas.
Senhor, que eu nunca seja grande demais para me ajoelhar diante de Vossa misericórdia. Santíssima Virgem, ensinai-me a gratidão dos humildes.






Respostas de 5
Querido Jesus, ajuda-me a ter a gratidão e a postura dos humildes. Amém.! Viva Cristo Rei!!
Temos muito que aprender com a escola da vida que nos mostra a realidade nua e crua de irmãos desfavorecidos que vivem da fé em Deus e não no dinheiro 😌🙏🙏
Realmente precisamos dobrar mais o joelhos e agradecer a Deus por tantos milagres que as vezes nem percebemos!!
Amém Jesus Santificado…
Senhor Jesus, abençoe o casamento da Rhayanny e Admon. Restaura o casamento da minha filha, coloco o nome da minha família: Lelialdo, Rhayanny, Evyanny, Rhanyevily, meus netos, genros e todos da minha família. Ressuscita a união, a vida financeira e profissional e a saúde. Gratidão.