O Terço da Divina Misericórdia é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das revelações de Jesus a Santa Faustina nos anos de 1930.
O principal propósito dessa oração é fortalecer nossa confiança na misericórdia de Deus e reforçar em nós esse mesmo sentimento para com nossos irmãos.
Para Santa Faustina, que viveu em uma Europa marcada pela instabilidade do entreguerras, a oração do Terço da Misericórdia trata-se de um verdadeiro clamor pelo mundo, uma súplica para que as pessoas experimentem o amor de Deus especialmente nos momentos mais difíceis de suas vidas.
Ora, neste tempo de turbulências em que vivemos por ocasião da pandemia do coronavírus, somos também convidados a fazer da oração de Santa Faustina uma prece por toda a humanidade, por aqueles que amamos e pelos mais fragilizados nessa crise.
Rezando o Terço da Misericórdia passo-a-passo
Primeiramente, vamos procurar um lugar tranquilo e silencioso, desligando-nos dos aparelhos eletrônicos e de tudo aquilo que possa nos distrair.
Para a oração do Terço da Misericórdia, podemos usar um terço comum, de cinco dezenas.
1. Iniciamos com o Sinal da Cruz:
— Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
2. Rezamos o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Creio.
— Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
— Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!
— Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
3. Nas contas do Pai-Nosso, rezamos:
— Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de vosso diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.
4. Nas contas das Ave-Marias, rezamos (dez vezes):
— Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
5. Ao fim do terço, rezamos (três vezes):
— Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
Dica: conforme a tradição, recomenda-se rezar o Terço da Misericórdia preferencialmente às 15 horas, a chamada Hora da Misericórdia, recordando e meditando a Paixão de Jesus Cristo.
Fonte: PUC – RS
***
6 respostas
Santo padre Pio! Eu sou uma pessoa muito preocupada! Principalmente nós dias de hj! Pq tenho filhos e netos! Tem vezes que mim acho com pouca fé! Mais só católica quaz sempre em confissão ! Mais msm assim mim sinto fraca
Já REZO O TERÇO DA MISERICÓRDIA a 15 anos sou devotisima da divina misericórdia, o SANQUE É AQUA QUE JORRASTE DO CORAÇÃO DE JESUS COMO FONTE DE MISERICÓRDIA PARA NÓS EU CONFIO EM VÓS!🙏🔥
Obrigada pela a oração que o abençoe
Sim vô aprender e vó seguir seus conselhos
Estou fazendo a novena da Divina Misericórdia, é muito forte e linda e também rezo todos os dias o terço da Divina Misericórdia