O Papa que combateu os erros do seu tempo e previu tempos de grande tribulação.

De Vigário de Aldeia ao Papado
Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em 2 de junho de 1835, em Riese, na diocese de Treviso, Itália. Com grande esforço e com o apoio dos pais, conseguiu estudar e ingressar no seminário, dando início à sua jornada religiosa.
Sempre se definindo como “um pobre vigário de aldeia”, São Pio X percorreu um caminho simples, marcado por uma ascensão lenta e gradual: de vigário de uma pequena aldeia ao Papado, sendo eleito em 1903, quando adotou o nome de Pio X.
Seu pontificado, que se estendeu de 1903 a 1914, foi dedicado a combater os grandes males da sua época, especialmente o modernismo e as leis anticlericais da França e de outros países.
Suas Preocupações Pastorais
A principal preocupação de São Pio X era difundir a fé católica entre os fiéis.
Movido por seu amor pela Eucaristia, antecipou a Primeira Comunhão para os sete anos de idade e valorizou a música sacra, especialmente o canto gregoriano, que dignificava a celebração eucarística.
Seu desejo era ver Cristo como o Rei e o centro da sociedade em uma época de crise de fé. As numerosas intervenções de seu pontificado refletiam sua missão de restaurar a centralidade de Cristo na vida das pessoas.
Visões Proféticas de São Pio X
Antecipando-se ao que Nossa Senhora de Fátima revelaria aos três pastorinhos em 1917, o Papa Santo teve duas visões proféticas em 1909 e 1914.
Em 1909, durante uma audiência com membros da Ordem Franciscana, São Pio X, de repente, pareceu entrar em transe.
Momentos depois, seus olhos se abriram e ele se levantou, exclamando:
“O que eu vi é aterrorizante! Serei eu, ou será um sucessor? O certo é que o Papa deixará Roma e, ao deixar o Vaticano, terá que passar por cima dos cadáveres de seus sacerdotes!”
Mais tarde, em 1914, pouco antes de sua morte, São Pio X teve outra visão, que descreveu da seguinte forma:
“Eu vi um dos meus sucessores, de mesmo nome, que estava passando sobre os corpos de seus irmãos. Ele se refugiaria em algum esconderijo; mas, após um breve descanso, sofrerá uma morte cruel.
O respeito a Deus desapareceu dos corações humanos. Eles desejam apagar até a memória de Deus. Essa perversidade nada mais é do que o começo dos últimos tempos no mundo.”
São Pio X e Padre Pio: Defensores da Fé
São Pio X deixou um legado de firmeza na fé e um compromisso inabalável com a verdade católica.
Curiosamente, foi durante o pontificado de São Pio X que um humilde jovem camponês ingressou na Ordem dos Capuchinhos: Padre Pio de Pietrelcina.
Embora suas missões fossem diferentes, Padre Pio se inspirou no Papa Santo e também enfrentou desafios e perseguições, sempre sustentado pela mesma fé inabalável que São Pio X tanto defendeu.
Ambos os santos, cada um a seu modo, foram instrumentos de Deus para preservar e fortalecer a Igreja em tempos difíceis.
Que possamos seguir seus exemplos, permanecendo firmes na fé, mesmo diante das dificuldades do nosso tempo.