
O Terço da Divina Misericórdia, uma tocante devoção católica que nasceu das revelações de Jesus a Santa Faustina Kowalska na década de 1930, tem como cerne fortalecer nossa fé na infinita misericórdia de Deus e despertar em nós a mesma compaixão pelos nossos semelhantes.
Esse terço foi ensinado durante uma visão que Irmã Faustina teve em 13 de setembro de 1935:
“Eu vi um anjo, o executor da cólera de Deus, a ponto de atingir a terra. Eu comecei a implorar intensamente a Deus pelo mundo, com palavras que ouvia interiormente. À medida em que assim rezava, vi que o anjo ficava desamparado, e não mais podia executar a justa punição”.
No dia seguinte, uma voz interior lhe ensinou essa oração nas contas do rosário.
Para Santa Faustina, a recitação deste Terço era um pungente clamor para que o amor divino alcançasse a todos, especialmente nos momentos de maior sofrimento.
Hoje, em meio às turbulências que nos cercam, somos igualmente convidados a fazer dessa poderosa oração um eco de esperança por toda a humanidade, um abraço espiritual para aqueles que amamos e um amparo para os mais fragilizados por esta crise.
Rezando o Terço da Misericórdia passo-a-passo
Primeiramente, vamos procurar um lugar tranquilo e silencioso, desligando-nos dos aparelhos eletrônicos e de tudo aquilo que possa nos distrair.
Para a oração do Terço da Misericórdia, podemos usar um terço comum, de cinco dezenas.
1. Iniciamos com o Sinal da Cruz:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
2. Rezamos o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Credo:
Pai-Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
3. Nas contas do Pai-Nosso, rezamos:
Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de vosso diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.
4. Nas contas das Ave-Marias, rezamos (dez vezes):
Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
5. Ao fim do terço, rezamos (três vezes):
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
***
A recitação do Terço da Divina Misericórdia nos convida a confiar na infinita Misericórdia de Deus Pai, que sempre nos oferece Sua graça e Seu perdão.
Ao rezá-lo com fé, podemos esperar as promessas de Cristo a Santa Faustina:
“Pela recitação deste terço, agrada-Me dar tudo que Me pedem… encherei as suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz”.
Para acolher melhor essas promessas no dia a dia, convidamos você a participar da Família Regina Fidei no WhatsApp.
Lá, você receberá diariamente orações, vídeos edificantes e ensinamentos de santos como Padre Pio — conteúdos que fortalecem a alma e sustentam a fé.






Respostas de 3
Ao reza-lo com muita Fé e Esperanças certamente seremos atendidos em nossas Súplicas e Pedidos.