Anunciado para lançamento amanhã, 6 de dezembro, o filme “Virgem Maria”, da Netflix, levanta a questão: seria adequado para católicos?
A julgar pelo trailer de pré-lançamento, percebe-se a negação de várias verdades que fazem a fé católica ser “escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” (1 Cor. 1,23).
Logo no trailer, o nascimento de Jesus é apresentado com dores de parto, o que contraria pelo menos quatro dogmas católicos:
- A Concepção Virginal de Nosso Senhor;
- O Nascimento Milagroso de Nosso Senhor;
- A Virgindade Perpétua da Virgem Santíssima;
- A Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Há também cenas do aprendizado de Maria no templo que contradizem gravemente o que ensina a fé católica.
Com toda essa modificação da realidade, este filme não reflete aquilo que a fé católica ensina sobre Nossa Senhora, que é venerada como a Mãe de Deus, Virgem e Imaculada.
Pelo contrário, ele parece ter sido feito para agradar aos protestantes que veem em Maria Santíssima apenas uma mulher qualquer e às feministas que se incomodam com a pureza e submissão da Virgem Mãe de Deus.
Produção Controversa
O cineasta D. J. Caruso, que se declara católico, fez escolhas questionáveis na produção deste filme:
- Elenco não cristão: A seleção de um elenco predominantemente judeu levanta a questão se seria a melhor escolha para um filme que fala de uma figura central para a fé cristã.
- Consultoria Teológica Problemática: A consulta a teólogos judeus, muçulmanos e protestantes para a criação do filme que deturparam a representação das verdades católicas.
Será que o Santo Padre Pio o recomendaria a seus devotos?
São Pio de Pietrelcina recomendava com frequência: “Não prestemos atenção às pessoas que não sabem o que estão dizendo. Mantenha-se sempre muito unido à Igreja Católica!”
E a Santa Igreja na Encíclica Miranda Prorsus do Papa Pio XII, sobre o cinema e a TV, ensina que os católicos são chamados a:
“Servir à verdade, o que significa não só se apartar da falsidade e do engano, mas evitar também aquelas atitudes tendenciosas e parciais que poderiam favorecer conceitos errôneos, considerando como sagrada a verdade revelada por Deus.”
Por que o católico não deve assistir ao filme “Virgem Maria”?
Como dissemos, o trailer de pré-lançamento apresenta graves deturpações acerca das verdades da nossa fé, conforme anunciado pelos Apóstolos, pelos Pais da Igreja e pelo Magistério, como, por exemplo:
- Possível Apedrejamento de Nossa Senhora: Certas cenas fazem insinuações que podem levar à dúvida sobre a concepção virginal de Jesus. Mas os Santos Padres ensinam que São José fez todo o possível para evitar qualquer dúvida a esse respeito.
- Dores do Parto: Apresenta Nossa Senhora em dores do parto, o que contraria o dogma da virgindade perpétua de Maria e o da Imaculada Conceição, já que as dores do parto são consequências do pecado original (cf. Gên. 3,16).
- Nascimento “Natural” de Jesus: O nascimento de Nosso Senhor é apresentado como sendo semelhante ao de todos os outros homens. Contudo, sendo Ele Deus, a tradição ensina que Seu nascimento foi de natureza milagrosa. Os Pais da Igreja sempre ensinaram que o nascimento de Jesus foi como luz atravessando o vidro da janela, sem nada romper.
Portanto, trata-se de uma produção que nega e deturpa as verdades da fé católica e, ao invés de edificar as almas dos católicos que o assistirem, certamente semeiam dúvidas e confusões no coração de muitos católicos.
A Importância de Evitar o que faz mal à nossa Alma
Alguns podem argumentar que, pelo trailer de pré-lançamento, não dá para se ter uma ideia final de como será o filme.
Mas a função de um trailer não é, exatamente, dar a ideia do enredo do filme e estimular o desejo de assisti-lo? Então analisar o trailer, dá, sim, a ideia geral do que haverá no filme.
Mesmo assim, só pelas cenas conhecidas podemos dizer que este filme é gravemente danoso aos católicos de boa-fé.
Além disso, o Padre Pio recomendava: “Tira da tua imaginação tudo o que pode te perturbar.”
Quem professa a fé católica sabe que nenhum conteúdo da Netflix é recomendado, pois esses programas não estão alinhados com os valores cristãos; pelo contrário, eles incentivam a mundanidade e o pecado.
Um católico verdadeiro não terá a menor preocupação, pois certamente buscará discernir sobre o que consome.
Entretanto, fica o cuidado para que seus filhos ou pessoas queridas, e de pouca fé, sintam-se atraídos a esta produção, de onde podem sair com a fé abalada ou perdê-la completamente.
*****
Diante das deturpações das verdades da nossa fé apresentadas no filme “Virgem Maria” da Netflix, é forçoso reconhecer que Nossa Senhora foi novamente ultrajada.
Convidamos você a ACENDER AQUI UMA VELA DE REPARAÇÃO e consolar o Coração da nossa Santíssima Mãe.
Lembrem-se as palavras que Ela disse à Irmã Lúcia:
“Tem pena do Coração da tua Santíssima Mãe que está coberto de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam sem haver quem faça um acto de reparação para os tirar.”
Ajude a remover esses espinhos que Lhe ferem o coração com seu ato de amor e devoção.