Neste dia 29 de setembro, a Igreja celebra a festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, que aparecem nas Sagradas Escrituras com missões importantes determinadas pelo próprio Deus.
Os anjos são “espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação” (Hb 1,14).
Nas Sagradas Escrituras, os anjos são presenças frequentes, mas somente três deles, pela sua importância nos são revelados seus nomes e seus especiais ministérios.
São Miguel Arcanjo — Miguel, é o arcanjo príncipe do exército celeste. Seu nome significa: “Quem [é] como Deus”.
Cada anjo individualmente precisou decidir por militar sob a bandeira de Cristo ou contra. E aconteceu o que está relatado no livro do Apocalipse:
“Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu” (Ap 12,7-8).
Contra os anjos que se revoltaram contra Deus, Miguel travou guerra feroz e os privou de desfrutarem da presença de Deus, que é o que faz a felicidade dos eleitos e dos anjos fieis.
Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento. Quando o cristão deixa este mundo, é São Miguel que o introduz no Céu se morreu em estado de graça.
Por isso é representado, por vezes, com a balança da justiça divina onde são pesadas as boas obras dos homens. É também invocado como protetor da Igreja e do povo cristão.
São Gabriel Arcanjo — Gabriel, cujo nome significa “Deus é meu protetor”, é o mensageiro por excelência dos grandes desígnios de Deus para a humanidade.
Foi a ele que Deus Nosso Senhor confiou anunciar ao santo profeta Daniel o tempo da vinda do Messias (cf. Dn 9,21) e ao sacerdote Zacarias, o nascimento do precursor de Cristo: São João Batista (cf. Lc 1, 10-19).
Mas, foi especialmente, arauto do maior acontecimento da humanidade: a Encarnação do Senhor. Coube-lhe especialmente o desígnio de anunciar à Virgem Maria sua escolha para ser a Mãe de Deus feito homem: Jesus Cristo.
São Rafael Arcanjo — Rafael, é o arcanjo portador da virtude da cura. Seu nome significa: “Deus cura”. Enviou-o Deus à terra com dupla missão curativa, uma do corpo e outra da alma.
Para cumprir sua missão, tomou a forma humana e fez-se chamar Azarias. Assim, viajando com Tobias, ajudou-o em suas necessidades, guiou-o por todo o caminho, auxiliou-o a encontrar o remédio para a cura de seu pai e uma esposa que pode desposar santamente.
Afastou dos jovens Tobias e Sara, o demônio que queria lançá-los na luxúria, lembrando-nos que o casamento e o ato conjugal são, sobretudo, para gerar mais almas para a eternidade e não para o prazer venéreo de ambos esposos.
A Tradição também afirma que cabia ao Arcanjo São Rafael a tarefa de descer à Piscina probática e agitar suas águas para curar os doentes que nela mergulhassem enquanto se moviam as águas (cf. Jo 5,1-4).
Aos celebrarmos os três arcanjos, peçamos sua intercessão para que nos ajudem a sempre combater o bom combate da fé, sermos portadores da boa nova da salvação, dando bom testemunho de vida cristã e estarmos abertos a socorrer os próximo em suas necessidades, favorecendo o quanto possível, pelas obras de misericórdia, sua cura física ou espiritual.
Uma resposta
Obrigado pelas orações fico muito grato 🙏