Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Santa Clara de Assis empunha o Ostensório para expulsar os invasores muçulmanos

Hoje, celebramos com alegria aquela que é a mãe espiritual da família franciscana, Santa Clara de Assis, uma santa tão amada pelo Santo Padre Pio.

Chiara D’Offreduccio nasceu na cidade de Assis, Itália, no dia 16 de julho de 1194. Seu pai, de família romana nobre, era um homem rico e sua mãe uma mulher muito devota pertencente à nobre família de Fiumi.

Desde criança, Clara tinha uma constante vida de oração e, aos 18 anos, após ouvir uma pregação de São Francisco de Assis, pediu-lhe ajuda para viver de acordo com o Evangelho. A partir desse momento, tudo mudou na vida de Francisco e Clara.

A vocação de Clara de Assis

SANTA CLARA DE ASSIS
Santa Clara recebendo o hábito de São Francisco de Assis

No Domingo de Ramos de 1212, Clara saiu da casa do pai e foi até a capela da Porciúncula para se encontrar com Francisco, a fim de deixar tudo para seguir o Evangelho. 

Como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente, Francisco cortou o cabelo de Clara e lhe entregou uma túnica simples e um véu, para substituir seu vestido valioso.

Clara ingressou no convento das freiras beneditinas de São Paulo, sob as ordens de Francisco. Quando seu pai a encontrou e tentou forçá-la a voltar para casa, ela se recusou e professou que não teria outro esposo, senão Jesus Cristo

Dias depois, a irmã de Clara também entrou para o mosteiro e assumiu o nome de Inês. 

As duas irmãs permaneceram com as beneditinas até a construção de uma moradia ao lado da igreja de São Damião. Com o tempo, outras mulheres se juntaram às irmãs e elas ficaram conhecidas como as “Damas Pobres“. Aqui deu-se o início da Ordem que hoje conhecemos como “Ordem de Santa Clara”.

A vida como fundadora da Ordem das Clarissas

Clara de Assis – Wikipédia, a enciclopédia livre
Retrato de Santa Clara pintado enquanto ela ainda era viva

As freiras viviam uma vida de austeridade, reclusão do mundo e pobreza, conforme a Regra que São Francisco lhes deu como Segunda Ordem.

Santa Clara e suas irmãs não usavam sapatos, não comiam carne, viviam em uma casa pobre e ficavam em silêncio a maior parte do tempo.

Suas vidas consistiam em trabalho manual e oração.

Por um breve período de tempo, a ordem foi dirigida pelo próprio São Francisco e em 1216 Clara tornou-se abadessa de mosteiro.

Após a morte de Francisco, Clara continuou promovendo a missão e lutou contra todas as tentativas de fazer a Ordem seguir outra regra diferente da pobreza do Evangelho.

Santa Morte de Clara de Assis

Após muitos anos se consumindo por amor a Deus e servindo aos pobres, Clara ficou doente e sofreu grandes dores. Porém, em nenhum momento demostrou infelicidade. 

Em 9 de agosto de 1253, após visitá-la no leito de morte, o papa Inocêncio IV aprova a regra para a “Ordem das Damas Pobres de Clara“. Dois dias depois, em 11 de agosto de 1253, Santa Clara morre aos 59 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, gostaria de falar com a Associação Regina Fidei?