Sangue de Cristo: Preço da Nossa Salvação. Entenda.
A Igreja dedica especialmente o mês de julho ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e já inicia o mês honrando com uma festa ao Preço da Nossa Redenção.
O Sangue de Cristo representa a Sua Vida Humana e Divina, de valor infinito, oferecida à Justiça divina para o perdão dos pecados de todos os homens de todos os tempos e lugares.
Portanto, quando falamos de cultuar o Preciosíssimo Sangue, falamos de adorar a Jesus Cristo, que deu todo o Seu Sangue por amor a nós na Sua Paixão e Morte.
A piedade cristã para com Nosso Senhor manifesta-se, através de três devoções que a Igreja aprovou e que estão intimamente unidas entre si: ao Seu Santo Nome, ao Seu Coração Sagrado e ao Seu Preciosíssimo Sangue.
E, de fato, há uma íntima ligação entre estas três devoções. As três juntas nos convidam a contemplar a profundidade do Amor de Deus por nós.
1. Por que cultuar o Sangue de Jesus Nosso Senhor?
Se a Igreja dedica um mês do ano e ainda celebra uma festa especial em honra do Preciosíssimo Sangue, é porque quer pôr diante dos nossos olhos as graças que o Salvador nos comunicou e continua a comunicar, derramando-o em nosso favor. Porque…
-
…foi pelo Sangue que Cristo derramou em Sua Paixão, que perdoou Deus ao mundo que por meio de Adão, pecou e estava na inimizade com Deus;
-
…é pelo Sangue de Cristo que nos é comunicada a Salvação e os frutos da Redenção, especialmente quando o sacerdote celebra a Santa Missa e nós comungamos.
2. Como podemos Cultuar o Precioso Sangue de Nosso Senhor?
O primeiro modo de cultuar ao Sangue do Senhor é por meio da devota participação na Santa Missa. Porque é na Santa Missa que Nosso Senhor nos dá a beber do seu Sangue para a nossa salvação:
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna […] Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.” (João 6, 53-55).
E é na Santa Missa, juntamente com o Corpo de Nosso Senhor, que devemos adorar o Seu Sangue Precioso quando ele é elevado pelo Sacerdote na Consagração.
Podemos neste momento ajuntar jaculatórias como: “Meu Senhor e meu Deus” ou “Sangue de Cristo, salvai-nos”, ou ainda: “Sangue de Cristo, inebriai-me”.
O segundo modo, está intimamente ligado ao primeiro: pela recepção devota da Santa Comunhão, onde recebemos como alimento para a nossa alma o Sangue de Cristo, mesmo que somente sob a espécie do pão, já que Cristo está lá inteiro em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
O terceiro modo é honrá-Lo através das orações e ladainhas especialmente no mês de Julho, dedicado ao Preciosíssimo Sangue. Algumas são muito famosas como a Ladainha do Preciosíssimo Sangue, a Oração “Anima Christi” (Alma de Cristo), a Coroa do Preciosíssimo Sangue.
Aproveitemos julho para nos aprofundar nesta devoção. Durante este mês (e, quem sabe, de ora em diante) em cada Eucaristia que participarmos, rezemos:
Oração ao Preciosíssimo Sangue de Cristo
Oh! Sangue adorável de meu amado Jesus, preço da redenção do mundo e fonte de vida eterna que purificas nossas almas, sangue preciosíssimo, que intercedes poderosamente por nós ante o trono da suprema misericórdia,
Eu vos adoro profundamente e quero reparar com minhas adorações e meu fervor todas as injúrias e ultrajes que continuamente recebes dos homens, especialmente no Santíssimo Sacramento do altar.
Eu vos adoro, doce Jesus meu; imprime em minha alma a recordação de tua Sacratíssima Paixão.
Fazei que a memória de tuas dores e sofrimentos infunda em minha alma um horror supremo ao pecado e um ardentíssimo amor por ti, para corresponder de algum modo ao sacrifício que fizeste na Cruz por minha salvação e resgate. Amém.
***