Patriarca abençoa Lisboa com a Relíquia da Santa Cruz

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Uma jornada de fé e tradição pelas ruas de Lisboa, com a bênção da relíquia da Santa Cruz

Procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça, em Lisboa | Patriarcado de Lisboa

No último domingo, o patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, abençoou a cidade com uma relíquia da Santa Cruz, ao final da procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça. 

A procissão, uma tradição quaresmal da capital portuguesa, acontece desde 1587.

Uma Tradição Secular

A procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça é “a mais antiga tradição continuada de Lisboa”, segundo o patriarcado de Lisboa. Teve início em 1587 por iniciativa de Luís Álvares de Andrade, ao instituir a Real Irmandade dos Passos da Graça em 1586.

Segundo o site da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, que apoia a procissão, trata-se da “primeira procissão de Passos em antiguidade, sendo percursora das procissões de Passos espalhadas por Portugal e pelos países de língua portuguesa”.  

Procissão dos Passos: O Percurso da Fé

A programação de domingo contou com uma missa às 11h, celebrada pelo bispo auxiliar de Lisboa, dom Alexandre Palma, na igreja de São Roque. Às 14h30, houve a recitação do terço na mesma igreja e, às 15h, a procissão saiu pelas ruas da cidade, até a igreja da Graça.

Ao final da procissão, dom Rui Valério abençoou a cidade com a relíquia da Cruz de Cristo e celebrou uma missa na igreja da Graça.

A procissão parou em sete “passos”: igreja de São Roque, igreja da Encarnação, igreja de São Domingo, ermida de Nossa Senhora da Saúde, Passo do Terreirinho (Rua dos Cavaleiros), Casa de São João de Brito (Santo André) e igreja da Graça.

A procissão acontece todos os anos no segundo domingo da Quaresma. No entanto, como neste ano houve a ordenação episcopal do bispo da Guarda, dom José Miguel Pereira, no domingo passado, a procissão foi transferida para o terceiro domingo da Quaresma.

A Cruz: Sinal de Esperança para Portugal e o Mundo

A bênção com a relíquia da Santa Cruz em Lisboa, no coração da Quaresma, nos convida a contemplar o sacrifício de Cristo e a renovar nossa fé. 

Que este momento nos inspire a carregar nossas próprias cruzes com paciência e esperança, buscando em Cristo a força para superar os desafios da vida. 

A Cruz, sinal de salvação, nos lembra que, mesmo em meio ao sofrimento, a vitória final pertence a Deus.

Um Legado de Fé

A procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça é um legado de fé que se perpetua por séculos, unindo gerações em torno da mensagem de Cristo.

Que a Santa Cruz continue a iluminar a cidade de Lisboa e a inspirar a todos nós a vivermos com mais fé e esperança.

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Abrir bate-papo
Olá, gostaria de falar com a Associação Regina Fidei?