Padre Pio e sua devoção a São José. Conheça aqui!
A Igreja presta a São José um culto de protodulia, ou seja, uma veneração dedicada àquele que ocupa o primeiro lugar na lista dos santos.
E certamente não é para menos quando se trata de honrar o homem que foi escolhido por Deus para nada menos do que ser chamado de “pai” pelo próprio Deus feito carne!
A tradição da Igreja atribuiu uma devoção especial a cada mês do ano, e o mês de março é dedicado em particular a São José, casto esposo da Virgem Maria e padroeiro da Igreja Universal.
Padre Pio e São José
Alguns meses antes de sua morte, Padre Pio pediu que uma foto de São José fosse pendurada próxima a sua cela. Seus confrades notaram que todo dia ele parava diante da imagem e a mirava em silêncio.
Foi apenas mais tarde que eles aprenderam que o Padre Pio estava rezando todos os dias por uma feliz morte.
Alguns capuchinhos também perceberam algumas semanas antes da morte do Padre Pio que o convento de Nossa Senhora das Graças parecia ter uma sensação diferente, como um todo.
Os corredores, os cômodos e as áreas de convivência, o convento em si parecia estar permeado pelo que foi descrito como um “silêncio místico.”
Todavia, naquele tempo, ninguém sabia que Padre Pio em breve morreria.
Quando Padre Pio soube que o seu fim se aproximava, ele mergulhou profundamente na oração.
Um de seus filhos espirituais disse:
“A vida do Padre Pio era dedicada a oração, das orações solitárias aprendidas quando criança em Pietrelcina, ao Pai-Nosso que rezava em sua cela durante as últimas horas de sua vida, quando ele estava perfeitamente consciente de sua iminente partida.
Portanto, nas suas tentações, ele rezava, nas suas alegrias, rezava, nas muitas vicissitudes da vida, rezava, na doença, rezava. Deus insuflou toda a sua existência e ação com a oração.”
Que neste mês, fortalecidos pela intercessão do Santo Padre Pio e com o espírito reconfortado por ter nele um pai e protetor providentíssimo;
invoquemos o socorro e o patrocínio de São José, para que nos livre dos males destes tempos tristíssimos, se Deus assim for servido, e nos alcance aquela paz e saúde que o mundo mostra-se sempre incapaz de dar, como também a graça de uma boa morte.
São José, protetor da santa Igreja, rogai por nós!