Padre Pio, a TV e os Streamings: Um Alerta Profético!

Progresso tecnológico? Retrocesso espiritual? O que o São Pio de Pietrelcina nos ensina sobre o uso da TV?

O santo que já previa os riscos da modernidade

Enquanto o mundo celebrava a chegada da televisão aos lares, Padre Pio de Pietrelcina soava um alarme silencioso, mas firme, sobre os perigos que esse novo aparelho traria.

Seus confrades, viam a TV pelo seu grande potencial evangelizador. Padre Pio, porém, via mais longe.

O santo via na TV um canal aberto para perigos morais, espirituais e até mesmo um vício capaz de afastar almas da oração, da virtude e da salvação.

Segundo relatou o Padre Mariano de Santa Croce, Padre Pio chegou a aconselhar uma de suas filhas espirituais a vender o aparelho de televisão que tinha em casa.

O motivo? Para além de ser um instrumento capaz de propagar imoralidades, a TV roubava o tempo que deveria ser dedicado às coisas de Deus.

Os Perigos da TV e do Streaming

Conversando com Padre Mariano acerca dos perigos da nova tecnologia, Padre Pio disparou:

Quando se começa, não se larga mais!

A televisão, segundo ele, tinha o poder de seduzir, não só pela imagem e som, mas pelo que deixava de ser feito enquanto alguém estava ali, absorto.

Em tempos em que poucos falavam sobre o impacto da mídia no espírito humano, Padre Pio já denunciava: o tempo gasto diante da tela poderia ser usado para a salvação da sua alma.

Foi o que também confirmou o exorcista Padre Gabriele Amorth, em entrevista à revista Catolicismo no ano 2000.

Segundo ele, quando a televisão foi inventada, Padre Pio ficou furioso. A quem lhe dizia que se tratava de uma invenção genial, o santo respondia:

Verá que uso farão dela!

O que Padre Pio alerta acerca da TV pode ser perfeitamente aplicado, atualmente, aos streamings.

Quando o entretenimento se torna um ladrão de almas

Hoje, os temores do Padre Pio se confirmam.

O conteúdo transmitido pela TV ou pelos streamings muitas vezes marcado por cenas de violência, sensualidade, escárnio à fé e valores contrários à moral cristã, se tornou parte do cotidiano de milhares de lares.

A TV e os streamings, que poderiam ser usados para o bem, para a evangelização, passaram a ser um espelho de tudo o que há de mais rasteiro na cultura moderna.

E o pior: muitos cristãos, sem perceber, acabam compactuando com isso, colocando sua fé em risco por puro entretenimento.

É por isso que muitos têm no Padre Pio um modelo de sobriedade e firmeza.

Se você também deseja crescer espiritualmente, unindo-se a quem luta contra os males do mundo moderno, descubra como fazer parte dos Filhos Protegidos do Padre Pio.

Um alerta que também veio do Papa

Não foi só Padre Pio quem lançou esse alerta. O Papa Pio XII, em sua encíclica Miranda Prorsus, também reconheceu o duplo poder da televisão: capaz de edificar ou de destruir.

Em suas palavras:

“A televisão pode causar graves danos à moralidade pública e privada, se for mal utilizada.” (§16)

“Não faltam, infelizmente, programas que, em vez de elevar os espíritos, os degradam, apresentando cenas de violência, sensualidade ou frivolidade que ofendem a dignidade humana e os princípios cristãos.” (§17)

E o Papa não parou por aí. Dirigiu-se diretamente aos católicos:

“Os fiéis devem ser prudentes e seletivos, evitando programas que possam ser ocasião de pecado ou escândalo… Os pais têm o grave dever de vigiar o que seus filhos assistem.” (§18-19)

Não é proibido se entreter, mas é preciso saber como

Padre Pio nunca ensinou que o cristão não pode rir, descansar ou assistir a algo bom.

Mas, quando o lazer toma o lugar da oração, algo está errado.

Por isso, ele advertia sobre o perigo de colocar o entretenimento acima da vida espiritual: da oração, da família, das leituras edificantes e dos sacramentos.

E se vivesse hoje, com o fácil acesso a streamings, redes sociais e distrações constantes? Seu alerta seria ainda mais urgente.

A televisão e as plataformas digitais, como qualquer ferramenta, podem ser usadas para o bem. Mas isso exige vigilância e prudência.

Se o tempo diante da tela tem roubado a sua paz, talvez seja hora de desligá-la… e voltar o olhar para as coisas do alto.

Clique e veja como o Padre Pio pode ajudar você nessa tarefa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Search

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita


Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00.

A ligação é grátis para todo o Brasil.

INSCRIÇÃO REALIZADA

Se você gosta dos conteúdos da Regina Fidei e deseja manter esta obra na internet, por favor, faça uma doação simbólica.

Acesse esta página 100% segura 

Dependemos unicamente da generosidade de pessoas como você para continuar este trabalho de apostolado.

Sua pequena contribuição, aqui, será um combustível para estimular ainda mais os voluntários, religiosos e colaboradores que se dedicam fielmente a resgatar a Fé Católica.

Obrigado e conte com nossas orações.

Equipe de Conteúdo Apostólico
Associação Regina Fidei