Enquanto tantos se entregam à folia, a Igreja nos convida ao silêncio, à oração e à reparação.

O ar pesa com o som de trios elétricos e o ritmo incessante. Nas ruas, uma explosão de cores e sons.
Os santos, com sua sensibilidade aguçada, enxergavam além da aparente diversão. Percebiam os ultrajes públicos contra Nosso Senhor Jesus Cristo.
E sua resposta não era de murmuração, mas de ação amorosa. Eles se aplicavam, de modo especial, ao recolhimento, à oração e à penitência.
Era a sua forma de estar no Carnaval: multiplicando os atos de amor, de adoração e de louvor para com seu Bem-Amado.
A Força da Fidelidade nos Dias de Prova
Essa atitude dos santos nasce de um vínculo profundo, fiel e pessoal com Nosso Senhor, como ensina o Livro do Eclesiástico:
“Guarda fé ao teu amigo na sua pobreza, para que também te alegres com ele nas suas riquezas” (Eclo 22, 28).
Nosso primeiro e privilegiado amigo é Nosso Senhor Jesus Cristo. Nos dias em que Ele é mais ofendido, somos chamados a ser-Lhe fiéis.
Mas como concretizar essa fidelidade? Unindo-nos às almas consoladoras por meio de uma oração específica, oferecida como reparação amorosa, um verdadeiro remédio espiritual para as feridas abertas pela ingratidão.
A Oração Reparadora: Um Grito de Amor e Misericórdia
A tradição da Igreja oferece uma prece é um ato de desagravo e reparação pública ao Sagrado Coração de Jesus, composta especialmente para os dias de Carnaval e de pecados públicos.
Ela se eleva como um bálsamo para as feridas abertas pela ingratidão humana, um grito de amor que busca tampar, com sua beleza, o abismo aberto pelo pecado.
Reze-a conosco:
ATO DE DESAGRAVO E REPARAÇÃO PÚBLICA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Ó dulcíssimo Coração de Jesus! Coração Hóstia! Coração… vítima! Para quem os homens ingratos só têm esquecimento, indiferença e desprezo!
Permiti que vossos filhos devotos venham, neste dia de salvação e perdão, pedir misericórdia a vossos pés e dar-vos reparação pública pelas traições, atentados e sacrilégios de que sois adorável vítima, vosso Sacramento de amor!
Ah! Pecadores, apenas ousamos apresentar-nos! Cada um de nós teme e não se sente com ânimo para elevar a voz em favor de seus irmãos!
Entretanto, ó Jesus, confiando na infinita bondade do vosso Coração e prostrando-nos humildemente perante vossa Majestade, ultrajada pelos crimes que inundam a terra, ousamos dizer-vos:
Senhor, não castigueis! Não castigueis! Ou, pelo menos, não castigueis ainda! O vosso indulgente amor perdoará a nossa temeridade!
Ó Coração de Jesus! Coração tão generoso e tão terno, Coração tão amante e tão doce! Perdão, primeiramente para nós, perdão para os pobres pecadores!
Aceitai o nosso desagravo, a nossa reparação pública pelas blasfêmias com que a terra, tremendo, ressoa!
Perdão para os blasfemadores! Reparação pública pelas profanações dos vossos sacramentos e do santo dia que vos é consagrado… Graça e perdão para os profanadores!
Reparação pública pelas irreverências e imodéstias cometidas no lugar santo… Graça e perdão para os sacrílegos!
Reparação pública pela indiferença que de vós aparta tantos cristãos… Graça e perdão para os ingratos!
Reparação pública por todos os crimes… Ainda uma vez, meu Deus! Graça e perdão para todos os homens!
Favorecei-nos, Senhor, em consideração ao Coração adorável de vosso Divino Filho, que vela em todos os santuários, vítima permanente por nossos pecados!
Seja ouvido em nosso favor o vosso Sangue preciosíssimo! Cessem as ofensas! Estabeleça-se o vosso divino amor!
Reine e triunfe nos corações de todos os homens, para que todos os homens reinem um dia convosco no céu! Assim seja.
A Oração que Grita Mais Alto que o Barulho
Ao oferecer reparação, o coração se abre para receber a misericórdia e se torna, ele mesmo, instrumento de conversão.
As ofensas cometidas contra Nosso Senhor Jesus Cristo no Carnaval são inúmeras. Diante delas, a indiferença não é uma opção para o coração católico.
Se desejar unir seu gesto concreto a essa oração reparadora:
Clique e acenda uma Vela em Reparação pelos Pecados Cometidos no Carnaval!
A festa passageira do mundo um dia terminará, mas a alegria de quem consolou o Coração de Jesus será eterna.




