O que o Padre Pio nos ensina sobre a Quaresma? Saiba aqui.
Na quarta-feira de Cinzas iniciou-se a Quaresma, o tempo litúrgico da conversão e da reconciliação fraterna através da penitência, segundo a Santa Igreja, para que nos preparemos para um grande momento: a Páscoa, data marcada pela Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Com duração de 40 dias (sem contar os domingos), a Quaresma vai até a Quinta-Feira Santa e é um período de interiorização e exame de consciência.
Ou seja, uma época que precisamos meditar, olhar para dentro de nosso coração, refletir sobre nossos pecados e buscar a mudança espiritual que poderá transformar nossa vida.
É a oportunidade de voltarmos a viver em unidade com Cristo seguindo os verdadeiros valores católicos.
O que Padre Pio pode nos ensinar durante este tempo?
Padre Pio durante a Quaresma recomendou aos seus filhos espirituais que fossem sóbrios na alimentação, no vestuário, no consumo e no conforto; promover formas de mortificação e abstinência pessoal.
No dia 17 de dezembro de 1914, à sua filha espiritual Raffaelina Cerase, depois de lhe ter sugerido que não se sentasse à mesa, sem ter feito a oração, antes de comer e que fizesse o mesmo depois, escreveu:
“Ao comer, cuidado com o requinte excessivo dos alimentos, sabendo que pouco ou nada é suficiente se quiser saciar a garganta. Nunca coma mais do que necessita e procure ser temperante em tudo, tomando muito cuidado para evitar menos do que mais… Que tudo seja regulado com prudência, regra de todas as ações humanas”
Mas o jejum e a mortificação não devem ser um fim em si mesmos, mas devem abrir-se à justiça, ao serviço e à caridade ativa.
No homem devemos ver Cristo faminto, sedento, estrangeiro, preso, nu, doente.
Para as obras que acabamos de mencionar, Padre Pio sugeriu que era necessário acrescentar a oração intensa , a frequência dos sacramentos e a meditação da Sagrada Escritura, que deve ser abordada,
“elevando a mente ao Senhor, suplicando-lhe que atue como guia da sua mente e se digne a fale contigo no coração e ele mesmo mova a tua vontade”
Todos esses esforços servem como exemplos para fortalecer e renovar nossa Fé.
Por isso, procure o perdão, retire o ódio e o rancor de sua alma, ajude seus irmãos e reze muito para Deus o afastar sempre dos infortúnios do demônio.
Viva junto de Jesus, da Virgem Santíssima, de São José e do Santo Padre Pio.
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!