O Perfume do Padre Pio: Quando o Céu Manifesta o Bom Odor da Santidade

O misterioso perfume do Padre Pio era sentido por muitos fiéis. Mas, de fato, como é esse odor? O que ele significava?

Mais do que um simples aroma, um perfume é uma memória líquida, uma assinatura invisível que precede nosso sorriso e permanece depois do nosso adeus.

Ele é a arte que conversa diretamente com a memória, despertando lembranças adormecidas e transportando-nos para lugares, épocas e emoções com uma única gota.

Mas o que acontece quando o perfume ultrapassa o limite do natural e se torna sinal da presença divina?

Foi exatamente isso que ocorreu com São Pio de Pietrelcina, pois dele exalava um “perfume do Céu”.

Entre os muitos dons que Deus lhe concedeu, um dos mais singulares era a manifestação deste aroma sobrenatural que marcava sua presença, mesmo à distância.

O misterioso Perfume no quarto de um padre dominicano

O episódio mais conhecido desse fenômeno envolveu o padre Denys Auvray, sacerdote francês da Ordem de São Domingos, hospedado num hotel em San Giovanni Rotondo.

Uma tarde, quando regressou ao seu quarto, deu-se conta de que estava invadido por um perfume forte.

Achando que alguma mulher tivesse entrado em seu quarto, queixou-se ao funcionário Luigi, certo de que alguma mulher havia deixado aquele odor no ar.

— Alguém está entrando furtivamente no meu quarto quando estou fora. Sempre mantenho minha porta fechada quando saio, mas creio que uma mulher consegue entrar.

Luigi, o empregado, ouviu cético e o Padre Denys continuou:

— Tenho provas, porque quando entro há um forte cheiro de perfume que ainda está pairando dentro do meu quarto.

Naquela época, o perfume era um produto de luxo utilizado principalmente pelas mulheres da alta sociedade.

Mas Luigi, sorrindo, respondeu com simplicidade:

— A fragrância de seu quarto não se deve ao fato que uma senhora tenha vindo aqui, mas está longe disso: a fragrância é do Padre Pio.

Luigi explicou ao Padre Denys que, às vezes, o santo dava a conhecer sua presença por meio de uma fragrância maravilhosa.

Enquanto falavam, o ambiente foi repentinamente tomado por um aroma de incenso. Luigi, então, explicou ao Padre Denys:

— Vês, Reverendo Padre, percebemos agora um perfume de incenso. Isso significa que o Padre Pio está presidindo à benção do Santíssimo Sacramento na Igreja.

A fragrância permaneceu no quarto por quinze dias. E durante todo esse tempo, não apenas perfumou o ar, mas também a alma daquele sacerdote.

Não é raro que histórias assim despertem em muitas pessoas o desejo de permanecer próximas ao Padre Pio. Por isso existem os Filhos Protegidos do Padre Pio, católicos que escolhem viver sob sua intercessão e proteção.

Clique aqui e saiba como participar desta família espiritual.

O “bom odor das virtudes”

Segundo o Padre Antonio Royo Marín, teólogo dominicano, no seu livro “Teologia da Perfeição Cristã” esse fenômeno, chamado osmogenesia, é um dom concedido por Deus a certos santos.

Seria uma forma sensível de expressar o bom odor das virtudes, um sinal da pureza e da santidade que cultivaram.

É a concretização do que o apóstolo São Paulo chama de “o bom odor de Cristo” (2Cor 2,15), referindo-se à fragrância espiritual que os cristãos exalam quando vivem em união com o Senhor.

Ao estarem cheios de Nosso Senhor, os santos se tornam reflexos de Sua presença no mundo e até o ar ao redor deles parece ser tocado pela graça.

No caso do Padre Pio, esse perfume podia ser percebido em suas chagas, vestes, objetos e até nos lugares por onde passava.

Alguns o descreviam como aroma de violetas, outros de rosas, outros ainda de flor de laranjeira e havia quem sentisse cheiro de tabaco.

Curiosamente, o perfume variava conforme o momento ou o que o santo estivesse fazendo.

Mas todos eram unânimes em afirmar: não era um perfume da terra, conhecido. Era algo que confortava o espírito e despertava uma paz que as palavras não conseguem explicar.

O perfume da eternidade

Muitos fiéis, ainda hoje, relatam sentir esse perfume ao rezar pedindo a intercessão do Padre Pio. Como se o Céu confirmasse que ele continua presente, embora invisível, mas atuante.

E, de fato, para quem crê, não há distância entre os santos e os que ainda peregrinam neste mundo, pois somos todos membros do mesmo corpo, que é a Igreja.

Assim como o perfume permanece no ar após a passagem de alguém, a santidade do Padre Pio continua perfumando a vida de quem o invoca com fé.

Como um lembrete sensível de que a vida em obediência à vontade de Deus, é como o incenso sobe aos céus e perfuma tudo onde passa.

E quem sente esse perfume da eternidade acaba desejando caminhar mais perto do Padre Pio — como fazem os Filhos Protegidos do Padre Pio.

Toque aqui e veja como é maravilhoso viver sob a proteção do maior santo dos nossos tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Search

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita


Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00.

A ligação é grátis para todo o Brasil.

INSCRIÇÃO REALIZADA

Se você gosta dos conteúdos da Regina Fidei e deseja manter esta obra na internet, por favor, faça uma doação simbólica.

Acesse esta página 100% segura 

Dependemos unicamente da generosidade de pessoas como você para continuar este trabalho de apostolado.

Sua pequena contribuição, aqui, será um combustível para estimular ainda mais os voluntários, religiosos e colaboradores que se dedicam fielmente a resgatar a Fé Católica.

Obrigado e conte com nossas orações.

Equipe de Conteúdo Apostólico
Associação Regina Fidei