Nossa Senhora Aparecida: Vida, Doçura e Esperança dos Brasileiros.
Hoje, 12 de outubro, celebramos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.
Nossa Senhora Aparecida ocupa um lugar especial no coração e na fé de cada brasileiro. Como não se emocionar ao lembrar de nossa Mãe do Céu, a Santíssima Virgem Maria, repleta de virtudes, doçura e graças?
Há mais de 300 anos, nas margens do Rio Paraíba do Sul, surgiu das águas a singela imagem barroca de Nossa Senhora da Conceição, que se tornaria não apenas a Padroeira do Brasil, mas também a Rainha dos corações de seu povo.
Desde a chegada dos primeiros evangelizadores, em 1500, o Brasil começou a ser moldado pela fé cristã.
Os reis da dinastia de Avis, juntamente com franciscanos, jesuítas e carmelitas, projetaram fazer deste país uma grande nação cristã, deixando um legado profundo de fé, que até hoje pulsa em nosso DNA.
Quando o pescador João Alves lançou sua rede no Rio Paraíba, encontrou o corpo da imagem. Ao lançar novamente, encontrou a cabeça.
Ao ver o perfeito encaixe das duas partes, exclamou com alegria aos outros pescadores, seu pai Domingos e Felipe Pedroso: “A Virgem Maria está conosco!”
E com o crescimento da devoção a Nossa Senhora Aparecida, esse grito passou a ecoar por todo o Brasil.
Sim, Nossa Senhora Aparecida está conosco, protegendo e amparando nosso país! O povo brasileiro recorre a ela, Mãe e Rainha benevolente, cuja presença traz consolo, paz, esperança e alegria.
Em Aparecida, Deus nos ofereceu o maior presente: Sua própria Mãe. Nossa Senhora Aparecida é uma mãe amorosa e cuidadosa, sempre atenta às súplicas daqueles que a invocam com confiança.
Neste dia especial, elevemos nossas preces à Virgem Aparecida, pedindo com fervor suas graças e favores.
Com o coração cheio de esperança e fé, dirijamo-nos a Ela, certos de que Nossa Senhora Aparecida virá em nosso auxílio, zelando com ternura por todos os seus filhos, especialmente pela Terra de Santa Cruz.
***