Se você ainda não teve a oportunidade de iniciar suas práticas de penitência, saiba que ainda há tempo.
A Quaresma, tempo de reflexão e penitência, já ultrapassou sua metade. Se você, como muitos, ainda não conseguiu iniciar seus propósitos quaresmais, não se desanime!
Ainda há tempo para vivenciar este período de forma frutuosa e se aproximar de Deus.
Afinal, o que é a Quaresma?
O tempo quaresmal é um tempo de purificação e conversão. São quarenta dias para meditar sobre a Paixão de Nosso Senhor, despojando-nos do “homem velho” e renascendo, na Páscoa, como “homens novos”.
A Igreja nos chama a ir além do mero afastamento do pecado, nos motivando a ir além: buscar a nossa santificação e configuração a Cristo Jesus. É um convite à conversão profunda, um despertar que nos afasta da lógica mundana.
Ainda dá tempo de viver uma Quaresma frutuosa
O tempo da Quaresma é um convite à profunda mudança de vida. Por isso, cada gesto, por menor que seja, tem valor aos olhos de Deus, desde que nos conduza a esse objetivo.
Mesmo com a quaresma já avançada, você pode viver este período de maneira frutuosa e preparar-se muito bem para a alegria da Páscoa.
Veja algumas dicas para quem quer começar, mesmo na metade do caminho quaresmal:
1. Reavalie seus propósitos: Se você já havia pensado em algo, mas não conseguiu iniciar, reflita sobre o motivo. Seja honesto consigo mesmo e ajuste seus propósitos, tornando-os mais realistas e alcançáveis.
Se a ideia de jejuar parece difícil, que tal reduzir o consumo de doces ou redes sociais? Lembre-se, o importante é a sinceridade do coração e o esforço em se aproximar de Deus.
2. Faça o possível: Pequenos sacrifícios também têm valor aos olhos de Deus. Que tal levantar meia hora mais cedo para rezar? Evitar murmurações, substituindo-as por palavras de gratidão?
Como recomendava São Francisco de Assis: “Faça poucas coisas, mas as faça bem”. Concentre-se na qualidade, não na quantidade.
3. Foco na oração: A oração é um dos pilares da Quaresma. Se ainda não reservou tempo para orar, aproveite os momentos do dia. Converse com Deus no caminho para casa, a pé ou no transporte público.
Uma opção viável é a recitação do Santo Terço durante seus deslocamentos.
O terço ou a Missa semanal intensificam a oração quaresmal e exigem apenas 30 minutos do dia.
4. Pratique a caridade: Gestos de bondade, doações ou um sorriso são formas de viver a caridade. Visite doentes, especialmente idosos e abandonados.
Alguém na sua família precisa de ajuda? Ofereça-se para fazer compras, cozinhar ou cuidar dos filhos. Lembre-se do que disse Jesus: “O que fizestes a um destes meus irmãos menores, a mim o fizestes” (Mateus 25,40).
Inicie hoje seu propósito quaresmal
Não adie mais. O tempo é agora. “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor 6,1-2). O tempo urge, e a oportunidade de se aproximar de Cristo se apresenta agora.
Seja através de um ato simples, como a oração em seus trajetos diários, ou de um compromisso mais profundo, como a participação na Santa Missa semanal, o importante é dar o primeiro passo.
Lembre-se: a Quaresma não deve ser um fardo, mas um caminho de encontro com a misericórdia divina.
Que a Virgem Santíssima nos conduza a um caminho de verdadeira conversão, para que possamos, enfim, celebrar a vitória da vida sobre a morte, no dia da Ressurreição.
***