As indulgências concedidas pela Igreja aos fieis defuntos no dia 2 e em toda primeira semana de novembro, serão estendidas durante todo o mês de novembro.
A decisão é da Penitenciária Apostólica e poderão lucrar as indulgências em favor dos falecidos aqueles que rezarem nas intenções do Papa, na forma estabelecida pela Igreja.
O que são indulgências?
Quando nós nos confessamos, nossos pecados são perdoados, mas as marcas do pecado permanecem em nossas vidas. Nós ficamos feridos.
“O perdão nos é dado, mas é preciso corrigir aquilo que ficou destruído pelo pecado, ou seja, é preciso que unamos ao perdão a penitência, a purificação”. Explica Dom Edmar Peron.
Portanto, ao rezar pelos que já morreram, os fiéis podem alcançar indulgência em favor daqueles que já se foram, pedindo a purificação dos pecados.
Então, a Indulgência é uma graça extraordinária que Deus concede, sob determinadas circunstâncias, para purificar as sequelas do pecado.
Logo, se a alma não as purifica na terra, Deus concede que a alma pague suas penas no Purgatório, caso ela morra em estado de graça.
Indulgências do Mês de Novembro
1 – Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, nas condições de costume, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice [1 Pai-Nosso e o Credo];
Nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial .
2 – Em todas as igrejas e oratórios pode-se ganhar a indulgência plenária aplicável aos defuntos, ao rezar por eles nas condições de costume: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice [1 Pai-Nosso e o Credo];