A Capelinha das Aparições acolheu, esta manhã, uma celebração de envio da Imagem n.º 13 da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia, acedendo assim ao pedido do arcebispo metropolita greco-católico de Lviv.
O metropolita de Lviv, Ihor Vozniak, efetuou um pedido formal ao Santuário de Fátima a 10 de março pedindo o envio da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia “para que possamos rezar, pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”.
A imagem, que permanecerá durante um mês na Ucrânia, partirá de Lisboa para Varsóvia, na Polónia, e lá será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.
A Imagem nº 13 é uma réplica da Imagem nº 1, desenhada e concebida de acordo com instruções da Serva de Deus, Irmã Lúcia de Jesus, e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.
“A Virgem Peregrina vai ao encontro das comunidades fazendo um eco da Mensagem que aqui nos deixou Nossa Senhora, desde a primeira hora e, neste momento presente, é sem dúvida uma viagem muito importante, como mensageira da Paz, como mãe que convida os filhos à paz”, disse o sacerdote diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima
Desde 1947, as imagens da Virgem Peregrina de Fátima percorrem o mundo inteiro levando consigo uma mensagem de paz e amor.
Ao todo são treze as imagens da Virgem Peregrina sendo que a Imagem nº 1 está entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desde 2003 , tendo saído apenas em situações absolutamente excecionais, a última das quais ao Panamá, em janeiro de 2019, para na presença do Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude no Panamá.
Desde a primeira saída até hoje, qualquer que seja a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, chegam ao Santuário de todos os lados relatos extraordinários, de multidões que acorrem à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações;
de um grande número de penitentes que se abeiram do sacramento da reconciliação, da afluência de todo o género de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas; em suma, relatos de significativos frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.
Desde o dia 21 de fevereiro que diariamente, e a pedido do cardeal D. António Marto, se estabeleceu uma corrente de oração a partir de Fátima pedindo o regresso da paz para o país que vive momentos de grande sofrimento.
Além de se rezar o terço, cumprindo esse apelo de Nossa Senhora do Rosário aos três pastorinhos para que rezassem o terço todos os dias em ordem à paz, tem havido uma prece diária na oração dos fiéis em todas as missas do programa oficial do Santuário.