Celebrado pela Igreja no dia 28 de janeiro, empregou seu extraordinário intelecto em favor da fé católica.

No vasto firmamento da Igreja, poucos doutores brilham com a luz serena e penetrante de Santo Tomás de Aquino.
Conhecido como o “Boi Mudo”, por falar pouco e pensar profundamente, sua vida é um paradoxo sagrado: uma mente que se ergueu o mais alto na especulação filosófica e teológica, e um coração que permaneceu ajoelhado diante do Mistério inefável.
Sua monumental obra, a Suma Teológica, permanece como farol e fundamento para o pensamento católico.
Um jovem que desejava conhecer a Deus
Tomás de Aquino nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, no sul do Lácio, na Itália.
Pertencia a uma nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração, perguntou:
“Quem é Deus? Contai-me algo sobre Deus”.
O desejo de seu pai era que Tomás fosse abade beneditino do mosteiro de Montecassino, porém, abrindo mão de qualquer ambição, ele quis se tornar um frade dominicano, escolhendo ser apenas um pobre frade mendicante.
Sua vocação era clara: colocar seu prodigioso intelecto a serviço da Verdade revelada.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe, aos 19 anos, Santo Tomás de Aquino viajou às escondidas para ingressar num mosteiro dominicano em Roma.
Em 1245, foi enviado por seus superiores para estudar na faculdade das artes da Universidade de Paris, onde conheceu Santo Alberto Magno, que se tornaria seu mestre.
Foi nesse ambiente universitário, entre salas de aula e claustros silenciosos, que amadureceu a missão que marcaria toda a sua vida.
Santo Tomás buscaria tornar claro aos homens não apenas ideias sobre Deus, mas a verdade que é Deus mesmo.
O Gênio a Serviço da Fé
Nas salas da Universidade de Paris e nos claustros onde estudou e ensinou, Santo Tomás de Aquino empreendeu a audaciosa tarefa de harmonizar a razão humana com a luz sobrenatural da fé cristã.
Quando Santo Alberto Magno foi enviado para lecionar em Colônia, Alemanha, Tomás acompanhou-o.
Nessa cidade, teve contato com as obras de Aristóteles; o que lhe permitiria compor a Suma Teológica: síntese grandiosa que iluminava desde a existência de Deus até os mais intrincados detalhes da lei moral.
Sua metodologia, marcada pela clareza, pela paciência em expor as objeções e pela profundidade em apresentar as respostas, refletia uma virtude central em seu caráter: a humildade intelectual.
Entre os anos de 1261 e 1265, esteve em Orvieto, a pedido do Papa Urbano IV, que nutria por ele grande estima e lhe encomendou a composição dos textos litúrgicos para a festa de Corpus Christi.
Nessa ocasião, compôs o famoso hino “Pange Lingua” utilizado frequentemente nas Adorações e Bênçãos do Santíssimo Sacramento, em que testemunha a fé de que na hóstia e no vinho consagrados estão o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor.
Diante de Deus, tudo é Palha
Contudo, a vida de Santo Tomás reservava uma lição final que transcenderia toda a sua erudição.
No dia 6 de dezembro de 1273, em Nápoles, enquanto celebrava a Santa Missa, algo de extraordinário ocorreu. No recolhimento do Sacrifício Eucarístico, Tomás de Aquino foi arrebatado por uma visão sobrenatural e viu a Deus.
Segundo relatos, Cristo perguntou: “Escrevestes bem sobre mim, Tomás. Que recompensa esperas pelo teu trabalho?”
A resposta de Santo Tomás foi: “Nada além de ti, Senhor!”.
A partir daquele dia, o grande Doutor parou de escrever. A Suma Teológica, sua obra-prima, ficou inacabada.
Seu secretário e confidente, Frei Reginaldo de Piperno, perplexo, suplicava que ele retomasse o trabalho. A resposta de Tomás ecoaria através dos séculos como um testemunho da transcendência divina:
“Não posso! Tudo o que escrevi me parece palha, comparado ao que vi e me foi revelado.”
Essas palavras não são um repúdio à teologia ou à razão, dons preciosos de Deus. São, antes, a mais profunda confissão dos limites humanos.
Santo Tomás não disse que sua obra era falsa ou inútil. Ele afirmou que, diante da visão beatífica de Deus, todo conhecimento humano, por mais sublime, é como palha.
Santo Tomás colocou tudo o que sabia, escreveu e construiu a serviço de Deus e da Igreja. Hoje, a Associação Regina Fidei atua para que a fé católica continue sendo transmitida com seriedade, fidelidade e profundidade.
Doe e ajude a continuar esse apostolado.
Fidelidade até o Fim e Reconhecimento da Igreja
Em 1274, o Papa Beato Gregório X convocou o II Concílio de Lyon e ordenou que Santo Tomás de Aquino comparecesse como teólogo.
A caminho do concílio, sofreu um acidente e ficou seriamente ferido, sendo levado às pressas para o Mosteiro de Fossanova, onde entregou sua alma a Deus no dia 7 de março de 1274.
Suas últimas palavras foram: “Pelo teu amor estudei e me mantive vigilante, trabalhei, preguei e ensinei…”
Canonizado em 18 de julho de 1323, pelo papa João XXII, Santo Tomás recebeu em 1567 do Papa São Pio V o título de Doutor da Igreja, e passou a ser chamado de Doutor Angélico.
Da Palha ao Fogo do Amor Divino
A vida de Santo Tomás de Aquino mostra o fim para o qual todo estudo e toda doutrina devem apontar: a visão beatífica de Deus.
O “monte de palha” de Tomás, diante do fogo da visão divina, não foi destruído com desprezo. Foi, sim, consumido pelo fogo do amor divino.
Que o Doutor Angélico ensine, sobretudo, a depositar no final de cada dia, de cada estudo, de cada obra, todo o nosso esforço —nossa “palha”— nas chamas do Sagrado Coração de Jesus.
Só Ele pode transformá-la em luz que aquece e em fogo que santifica, conduzindo-nos, como conduziu seu fiel servo Tomás, da sombra das palavras para a glória inefável do Verbo Eterno.
Se você deseja que a fé católica continue sendo propagada com fidelidade e respeito à Tradição, ajude a sustentar o apostolado da Associação Regina Fidei.
Doe e ajude a Regina Fidei a manter viva esta missão.





Respostas de 4
Meu senhor é meu Deus. Eu creio, mas aumenta a minha fé. Que a minha fé. Seja menor que um grão de mostarda. Pra te amar mais
Bom dia. Portugal. Estou reformada por invalidez com esclerose múltipla. Dentro das minhas possibilidades dou menos mas dou. Aguardo, também com a ajuda das vossas orações, melhorar a situação financeira. Seja feita a vontade de Deus. Obrigada Pai do Céu.
Sou filha do Padre Pio.
Senhor, acender em nós o fogo do Vosso amor !!!
Caríssimos amigos da Associação Regina Fidei e prezado Senhor Odair Gutirres!
Vocês estão de parabéns por este maravilhoso parecer sobre Santo Tomás de Aquino, entre tantos outros
e pelo prodigioso trabalho de apostolado do Santo Padre Pio que revolucionou a minha vida e a da minha esposa Virginia e, por consequência, da nossa filha, nossos dois filhos, genro noras, e cinco netos.
Muito obrigado por este preciosíssimo e incomparável presente que nós proporcionaram!
Pierre Joseph Burtscher que completará 79 anos, no dia 19 de junho deste ano abençoado por nosso querido Santo Padre Pio!