Para conhecer melhor o Advento, vamos conferir o que os santos nos ensinam.

O Advento chega todos os anos trazendo consigo um modo próprio de viver estes dias que antecedem o Natal.
É nesse tempo que a Igreja recorda as três vindas de Cristo: naquela noite em Belém, hoje pela graça que toca a nossa alma, e no fim dos tempos, quando retornará em glória.
Os santos, nos seus ensinamentos, lembram que o Advento é antes de tudo um caminho de conversão para acolher essas três vindas.
E apontam o que não pode faltar nesse percurso: vigilância, exame de consciência e o esforço de deixar para trás excessos e distrações, para revestir-se de Cristo pela oração e pela penitência.
As Vindas do Deus Menino e do Rei Eterno
A primeira lição encontrada nos santos é manter viva a esperança na promessa cumprida e no futuro que nos aguarda.
São Cirilo de Jerusalém, nas suas Catequeses Mistagógicas, não separa a vinda de Jesus no tempo, em Belém, da sua segunda vinda, como rei revestido de glória no fim dos tempos.
O Advento, para ele, celebra as duas:
“Ele virá, portanto, do alto dos Céus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Virá no fim deste mundo, em sua glória, no último dia. Será então o fim deste mundo criado e o início de um mundo novo.
Por isso, somos chamados a anunciar Cristo com ainda mais intrepidez nesse período. Anunciamos o advento de Cristo. Não, porém, um só, mas também o segundo, muito mais glorioso que o primeiro. Aquele revestiu um aspecto de sofrimento; este trará consigo o diadema do reino divino”.
E conclui, definindo o espírito desta espera:
“Não nos detemos, portanto, a meditar só no primeiro advento, mas vivemos na esperança do segundo. Assim como aclamamos no primeiro: Bendito o que vem em nome do Senhor, exclamaremos também no segundo”.
E é justamente porque o Advento nos pede essa coragem interior que tantos devotos encontram no grupo Filhos Protegidos do Padre Pio um apoio espiritual contínuo.
Se você deseja viver melhor esse tempo e manter acesa a preparação do coração orientado pelo Padre Pio, clique aqui e saiba como fazer parte.
Abrir um Caminho em Nosso Coração
Mas como transformar essa esperança naquela preparação que a Igreja nos pede concretamente?
A resposta nos é dada por São Carlos Borromeu, arcebispo de Milão, que dirigiu ao seu povo uma exortação falando dos meios para santificar o advento.
Nesta exortação, ele afirma:
“Durante o Advento devemos preparar-nos para receber o Filho de Deus deixando o seio de seu Pai, para se fazer homem e tratado conosco como um amigo.
É preciso todos os dias roubarmos um pouco de tempo às nossas ocupações para meditarmos em silêncio sobre as perguntas seguintes: Quem é aquele que vem? Donde vem? Como vem? Por quem vem? Quais são os motivos e qual deve ser o fruto de sua vinda?”
Sua recomendação é, além da meditação, buscar os sacramentos e a penitência:
“Para abrirmos o caminho do nosso coração, purifiquemo-nos pela confissão, pelo jejum e pela comunhão. Não esqueçamos que em outro tempo jejuavam todo o Advento, como sendo a véspera do Natal.
Tinham razão, pois a grandeza e santidade desta festa exigem tão longa vigília e tão grande preparação; ao menos cada qual deve ainda jejuar um dia por semana, ou mais, à sua devoção.”
Contemplar a Salvação que Virá
Finalmente, Santo Afonso Maria de Ligório nos conduz ao ápice do advento: o encontro amoroso com o Deus que nascerá entre nós.
Nas suas meditações para o Tempo do Advento, ele nos convida a contemplarmos a salvação que virá:
“Almas devotas, contemplai naquela manjedoura, sobre aquela pobre palha o tenro Menino que está a chorar.
Vede como é formoso; mirai a luz que irradia, e o amor que respira; esses olhos atiram setas aos corações que desejam, esses gemidos são chamas abrasadoras para os que o amam.
No dizer de São Bernado, a própria gruta e as próprias palhas chamam e vos dizem que amais aquele que vos ama, que amais um Deus que é digno de amor infinito, baixou do céu, se fez menino e menino pobre para manifestar o amor que vos tem para cativar por seus sofrimentos e vosso amor.”
É nesse espírito de contemplação que, guiados pelos santos, percebemos que o Advento bem vivido é um caminho que prepara para encontrar o Deus Menino que vem ao nosso encontro.
Muitos devotos, desejando manter esse preparo vivo ao longo do ano, unem-se aos Filhos Protegidos do Padre Pio. Se quiser conhecer, clique aqui e veja como participar.
Trilhamos pouco a pouco para que, quando a luz de Belém enfim brilhar diante de nós, o nosso coração, o verdadeiro lugar onde Cristo deseja nascer, esteja preparado para acolhê-Lo como estiveram os de Nossa Senhora, São José e os Pastores.




