Santo Anjo da Guarda do Brasil – 07 de Setembro

O Brasil tem um anjo da guarda. Neste dia da Independência, invoquemos a sua proteção.

Santo Anjo da Guarda do Brasil

Hoje, no dia em que o Brasil celebra sua Independência, a Santa Igreja também convida a festejar o Santo Anjo da Guarda do país, a quem foi confiado o cuidado espiritual da nação.

Embora não haja certeza de que esse anjo seja o Arcanjo São Rafael, o Brasil foi consagrado a ele por alguns bispos em 1930, entre os quais Dom Antônio de Almeida Lustosa, então bispo de Uberaba (MG), e Dom Manoel Nunes Coelho, bispo da recém-criada Diocese de Luz (MG), que foi o principal promotor da ideia de identificar o Anjo do Brasil com o Arcanjo Rafael.

O 7 de setembro, além de ser lembrado como ato político, convida-nos também a olhar para a alma cristã que moldou a identidade brasileira desde os seus primórdios.

Uma festa católica na Independência do Brasil

Com o grito do Ipiranga, eternizado na tela monumental “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, exposta no Museu do Ipiranga em São Paulo, o Brasil tornou-se oficialmente uma nação, reconhecida pelo papa Leão XII em 1826.

No calendário da Igreja, a data ganha ainda mais relevo por coincidir com a festa do Anjo da Guarda do Brasil, uma riqueza espiritual muitas vezes esquecida.

Somente dois países têm a tradição de celebrar oficialmente seus anjos protetores: Portugal (10 de junho) e Brasil (7 de setembro).

Em Portugal, essa devoção remonta ao século XVI, quando o rei Dom Manuel I proclamou solenemente o seu Anjo da Guarda como padroeiro da nação.

O Brasil, herdeiro da mesma tradição, preservou a prática na época imperial, quando os bispos viam nela uma forma de unir fé e identidade nacional.

A Sagrada Escritura apresenta a realidade do anjo guardião de nações, cidades e pessoas. Diversas passagens bíblicas ressaltam o papel desses espíritos como auxílio espiritual.

Recorde-se o livro de Tobias, onde o arcanjo São Rafael acompanha o jovem em sua missão e conduz à cura de seu pai, Tobit.

Padre Pio e o Anjo da Guarda

Infelizmente, no mundo atual, materialista e descrente, perdeu-se a tradição de invocar o anjo da guarda. Muitos chegam a duvidar ou negar sua existência.

No Brasil, marcado pela crescente perda do senso religioso, esta festa assume ainda maior importância.

Celebrar nosso Santo Anjo da Guarda é recordar que o Brasil tem a vocação de colaborar com a salvação dos brasileiros e do mundo inteiro.

É nesse espírito que nasceu a campanha Brasil de Joelhos, um movimento de oração para que nossa pátria reencontre suas raízes cristãs.

Clique aqui e participe rezando com milhares de católicos que já se levantaram em defesa espiritual do Brasil.

E não surpreende que santos como Padre Pio tenham lembrado com insistência a importância dos Anjos, transformando essa devoção em prática concreta de fé.

Uma Devoção presente no Coração da Cristandade

Poucos sabem, mas em Roma há uma igreja que também honra o Anjo da Guarda do Brasil.

Trata-se da paróquia pontifícia de San Gioacchino ai Prati, construída em ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio do Papa Leão XIII.

Na nave lateral direita está a capela do Brasil. No vitral central, o Anjo da Guarda segura uma espada em defesa da nação, representada pelo brasão nacional que ele sustenta.

A capela foi consagrada pelo primeiro cardeal das Américas, Dom Joaquim Arcoverde, pernambucano e arcebispo do Rio de Janeiro.

Ainda hoje, a capela é visitada por brasileiros que vivem em Roma, sobretudo nos dias 7 de setembro e 12 de outubro.

Esse vínculo mostra que a devoção ao Anjo do Brasil ultrapassa fronteiras e permanece viva, tanto em nossa pátria quanto no coração da Igreja.

Celebrar Nosso Anjo da Guarda é celebrar a vocação espiritual do Brasil

Hoje, o Estado é celebrado com desfiles militares e solenidades cívicas.

Mas, além de cantar o hino e hastear a bandeira, é justo agradecer ao verdadeiro Senhor da História.

E esse agradecimento se torna mais pleno quando não se limita à memória de um evento político, mas se abre ao horizonte espiritual da nação.

Por isso, convidamos você a juntar-se a campanha Brasil de Joelhos.

Neste dia, mais do que recordar um fato histórico, precisamos pedir a Nossa Senhora Aparecida, rainha do Brasil, que proteja nossa pátria contra os perigos espirituais e morais que a ameaçam.

Celebrar o Santo Anjo da Guarda, no dia da independência, é reconhecer o cuidado da providência divina sobre a nação e recordar a vocação católica de nosso povo.

Que o Santo Anjo da Guarda do Brasil guarde e interceda pela pátria, e também por todos os que, mesmo longe de sua terra natal, se reconhecem filhos da Terra de Santa Cruz.

Respostas de 2

  1. Senhor tende misericórdia do nosso País, fundado sob a égide da Santa Cruz. Afastai os descrentes, corruptos que estão tentando tirar do nosso País o símbolo de Cristão.

  2. São Rafael Arcanjo proteja o Brasil, principalmente nesse momento de tanta discórdia política 🙏que o Brasil volte a ser uma nação pacífica e cristã 🙏💗🌹

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita


Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00.

A ligação é grátis para todo o Brasil.

INSCRIÇÃO REALIZADA

Se você gosta dos conteúdos da Regina Fidei e deseja manter esta obra na internet, por favor, faça uma doação simbólica.

Acesse esta página 100% segura 

Dependemos unicamente da generosidade de pessoas como você para continuar este trabalho de apostolado.

Sua pequena contribuição, aqui, será um combustível para estimular ainda mais os voluntários, religiosos e colaboradores que se dedicam fielmente a resgatar a Fé Católica.

Obrigado e conte com nossas orações.

Equipe de Conteúdo Apostólico
Associação Regina Fidei