Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
São Miguel Arcanjo e a Basilica do Monte Gargano.

Neste dia 8 de maio fazemos memória da aparição de São Miguel Arcanjo sobre o Monte Gargano (na Apúlia, Itália). 

Este local, é de importância fundamental para os devotos do Santo Padre Pio.  O Santo Estigmatizado, que ademais morava neste monte abençoado (San Giovanni Rotondo fica no sopé do Monte Gargano),  recomendava frequentemente aos seus filhos espirituais que se dirigissem até a gruta em peregrinação.

Uma flecha voltou-se contra o arqueiro

São Miguel, defendei-nos no combate

No ano de 490, um camponês de Siponto, na região da atual Manfredônia, começou a procurar nos arredores da cidade um de seus touros que se separarou dos demais de seu rebanho.

Após varias horas de buscas infrutíferas, já cansado, encontrou enfim seu animal.

O touro estava na entrada de uma gruta que ficava na parte mais alta do monte que domina a cidade. Seu resgate tornava-se quase impossível.

Aborrecido e impaciente, o homem, que a tradição chamou de Gargano, disparou uma flecha para matar o touro fugitivo, mas, para surpresa dos que ali estavam, a flecha voltou-se como um bumerangue, ferindo o próprio arqueiro.

Ao tomarem conhecimento do ocorrido, os presentes correram ao Bispo, São Lourenço Maiorano, e pediram-lhes uma explicação para o misterioso fato.

Eu sou Miguel Arcanjo

No intuito de compreender o que acontecera, o bispo São Lourenço decretou três dias de jejum e suplica a Deus para que Ele lhes explicasse o evento.

São Miguel Arcanjo, de Juan de Espinal

Na aurora do quarto dia, 8 de maio de 490, enquanto rezava na Catedral de Santa Maria Maggiore, antiga catedral de Siponto, o bispo teve uma visão de São Miguel Arcanjo que lhe disse:

“Bem fizeste em procurar descobrir o mistério de Deus escondido aos homens, razão pela qual os golpeei com minha lança. Sabei, porém, que esta é a minha expressa vontade.

Eu sou Miguel Arcanjo e estou sempre na presença de Deus. Venho habitar este lugar, guardá-lo e provar por meio de um sinal que serei seu vigia e custódio”.

O glorioso arcanjo ainda prometeu atender qualquer favor que lhe rogassem em oração e pediu que se dedicasse a gruta ao culto cristão.

Como prova do que falava, Gargano, o camponês atingido pela flecha foi curado milagrosamente.

Não seria o fato de São Pio de Pietrelcina viver mais de 40 anos neste monte mais um dos milagres que o Principe da Milicia Celeste concedeu aos seus devotos e a toda Igreja?

São Miguel obtém a vitória para os Cristãos

A noticia dos eventos: a flechada em Gargano e aparição de São Miguel ao bispo São Lourenço Maiorano, espalhou-se por toda região do Mediterrâneo.  Na região dos fatos, os fieis começaram a subir o Monte para pedir a intercessão do Arcanjo São Miguel que lhes obtinha muitos milagres.

Dois anos depois do acontecido, a cidade foi cercada por um forte e bem armado exército barbaro.  O bispo, então, subiu o monte e implorou ao Glorioso Arcanjo a vitória da população sipontina sobre os invasores.  Enquanto isso, seguindo o conselho do bispo, foi pedido ao invasores uma trégua de três dias.

Ao fim do terceiro dia, o Arcanjo São Miguel apareceu novamente para o bispo e anunciou-lhe a vitória sobre os bárbaros. Recomendou, porém, que só atacassem os invasores depois da hora quarta daquele mesmo dia.

Aparição do Arcanjo São Miguel no Monte Gargano

O santo Bispo convocou o povo e transmitiu-lhe as instruções recebidas de São Miguel. Os sipontinos, confiaram na proteção e assistência do Príncipe da Milicia celeste, que não falhou. 

Tão logo começou a batalha, uma espessa nuvem cobriu o Gargano. Junto a isso, a terra começou a tremer, o mar agitou-se rugindo com furor e caiu uma terrível tempestade, cujos raios atingiam os bárbaros e poupavam os sipontinos. Aterrorizado, o exército inimigo logo se pôs em fuga.

Vencida a batalha, saiu o povo em procissão, tendo seu bispo à frente, até a gruta onde São Miguel aparecera anteriormente para agradecer-lhe sua poderosa proteção.

Nela encontraram pegadas como de um homem gravadas na pedra. Elas foram atribuídas a São Miguel e o povo pôs-se a venerá-las como sinal de sua presença e proteção.

Um Santuário para o Arcanjo Guerreiro

Aparição de São MIguel no Monte Gargano

No dia 8 de maio de 493, o Bispo São Lourenço subiu à gruta para comemorar o terceiro aniversário da primeira aparição do Glorioso São Miguel.

Devido à crescente afluencia dos fieis, o bispo desejava transformar o lugar em um santuário, mas não sabia como e nem se era a vontade de Deus fazê-lo. Decidiu, então, pedir o conselho do Papa São Gelásio.

O Santo Pontífice, ao invés de dar uma resposta definitiva ordenando ou não a construção do santuário, recomendou ao bispo, por meio de uma carta a descobrir a vontade do Santo Arcanjo

Para obter a resposta do Principe da Celestial Milicia, recomendou o papa que o bispo e o povo fizessem um jejum de três dias. E ele mesmo prometeu unir-se ao jejum deles desde Roma.

“Eu mesmo consagrei este lugar”

Na noite do dia 29, úlitima do tríduo recomendado pelo Papa, o bispo São Lourenço recebia uma terceira aparição do Arcanjo. Este disse-lhe:

“Não compete a vós dedicar esta basílica que eu erigi, mas a mim, que coloquei seus fundamentos.

À medida que suas paredes cresçam, os pecados dos homens que a visitem diminuirão, pois no seio desta casa tão especial as más ações desaparecem.

Entrai nela, orai assiduamente no seu interior, assistidos por mim, seu padroeiro.

E, quando sejam celebradas Missas, que o povo comungue conforme o costume. Eu mesmo me encarregarei de santificar este lugar”.

Na manhã seguinte, o bispo acompanhado de seu clero e fiéis dirigiu-se à gruta.

Ao chegar nela, depararam-se com o rosto de São Miguel impresso na parede externa e, ao entrarem, encontraram um altar escavado na rocha e com uma cruz de cristal.

Assim cumpriu o Glorioso Arcanjo o que prometera ao bispo São Lourenço Maiorano.

****

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se grátis

para receber os melhores conteúdos e orações

Últimos Posts

Para mais informações ligue:

Ligação gratuita
Atendimento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00. A ligação é grátis para todo o Brasil.
Abrir bate-papo
Olá, gostaria de falar com a Associação Regina Fidei?