Conheça uma seleção de livros sobre Padre Pio, para aprofundar sua vida, seus milagres e seu legado espiritual.

Franciscano capuchinho, confessor, diretor de almas, místico. A vida de São Pio de Pietrelcina foi toda consagrada à oração e ao sofrimento redentor, vivido em união com a Paixão de Cristo.
Sendo um dos santos mais famosos do século XX, os testemunhos de seus milagres são fartos e amplamente documentados. Algumas pessoas que conviveram com ele ainda estão vivas e são capazes de atestar, por exemplo, seus incríveis dons.
Com a proximidade das festas de fim de ano e do período de férias, um tempo propício para leitura, selecionamos 4 livros que cobrem diferentes aspectos de sua vida e espiritualidade.
São obras para que você possa conhecer melhor este santo que segue guiando e fascinando fiéis de todas as gerações.
Antes de avançar para a lista, vale lembrar que cada uma delas ilumina um aspecto diferente dessa vida tão rica.
1. “Padre Pio: O perfume do amor”, de Elena Bergadano
Ideal para iniciantes, a autora acompanha a trajetória do santo com exatidão e minúcia, sem nunca deixar de revelar o Espírito que o animava: o de Jesus crucificado.
A obra oferece extensos textos escritos pelo Padre Pio, especialmente uma seleção das suas cartas, que permitem ao leitor adentrar a intimidade de sua alma.
2. “Padre Pio: Um Santo Entre Nós”, de Renzo Allegri
Este livro narra a biografia e os milagres de Padre Pio, explorando suas experiências místicas, espiritualidade e apostolado.
Fruto de extensa pesquisa do jornalista italiano, que dedicou nove obras ao tema, este volume é a melhor porta de entrada para se aprofundar na figura do santo.
Suas mais de 600 páginas cobrem desde a infância em Pietrelcina até sua morte em San Giovanni Rotondo.
Apesar do tamanho, a linguagem é simples e didática, com capítulos subdivididos em seções como “para entender melhor”, “o que ele disse” e “o que disseram acerca dele”.
3. “Padre Pio: o Santo do Terceiro Milênio”, de Olivo Cesca
É a primeira biografia largamente documentada de São Pio de Pietrelcina, publicada no Brasil.
Ela oferece o panorama mais amplo dos carismas do Padre Pio, ajudando a entender por que sua canonização é considerada um dos maiores acontecimentos religiosos dos últimos tempos.
Mesmo estando atualmente esgotada e sendo de difícil acesso, sua leitura continua sendo imperdível.
4. “Padre Pio Sob Investigação”, de Francesco Castelli
Este é para os que querem se aprofundar nos detalhes do período em que o Santo Ofício realizou o inquérito acerca da vida de Padre Pio.
O leitor tem acesso a uma análise minuciosa, sustentada por numerosos documentos, sobre a autenticidade dos estigmas e dos diversos fenômenos místicos que marcaram sua existência.
Se você desejar adquirir algum desses títulos, saiba que eles estão disponíveis em livrarias católicas ou em sites de venda pela internet, como a Amazon e outras plataformas.
Seja pela devoção, por seus milagres ou pelo testemunho, cada uma dessas obras abre uma porta singular para compreender a extraordinária figura de São Pio de Pietrelcina.
Mais do que informações, elas oferecem a oportunidade de dar um passo na amizade com o santo e vivenciar, através da leitura, a atualidade de seu exemplo de fé, sacrifício e amor por Deus e pelas almas.
E se, ao avançar nessas leituras, você sentir o desejo de caminhar mais próximo de São Pio de Pietrelcina, existe um modo simples de viver essa amizade espiritual: tornar-se um dos Filhos Protegidos do Padre Pio.




